Logo O POVO+
Varejo de shopping cresce, mas Americanas preocupa
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Varejo de shopping cresce, mas Americanas preocupa

A parte de entretenimento e serviços é peça importante para puxar o fluxo de clientes aos centros comerciais
Tipo Notícia
O mall do Cidade Alpha, bairro projetado erguido pela Alphaville no Eusébio, deverá receber a assinatura da JCC - Jereissati Centros Comerciais. De acordo com o superintendente do Iguatemi Fortaleza, Wellington Oliveira, 
já existe um protocolo de intenções firmado e
Foto: tapisrouge O mall do Cidade Alpha, bairro projetado erguido pela Alphaville no Eusébio, deverá receber a assinatura da JCC - Jereissati Centros Comerciais. De acordo com o superintendente do Iguatemi Fortaleza, Wellington Oliveira, já existe um protocolo de intenções firmado e "os estudos de viabilidade econômica começam a inda neste ano".

Ainda sem comunicação sobre o futuro dentro dos shoppings, a operação da Americanas, considerada marca âncora, preocupa, ao mesmo tempo que os centros comerciais comemoram a retomada das vendas e do fluxo em 2022, além de boas perpectivas para 2023.

Em entrevista à coluna, o representante da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Ceará, Wellington Oliveira, detalha que a Americanas ainda não se comunicou e que os empreendimentos estão de olho nos movimentos de mercado.

E apesar de ter peso, hoje, o negócio dos shoppings se diversificou e o entretenimento e os serviços também são considerados atrativos de clientes para os locais. "O ano de 2022 foi muito bom para o varejo e para o comércio e muitas das grandes marcas aproveitaram para se renovar", diz.

Também superintendente do Iguatemi Bosque, Wellington diz que o setor de shoppings chegou a ter medo do "novo normal", mas que surpreendeu, agregando o físico e o online, o que eram vistos como concorrentes antes.

"A força do varejo e do shopping se mostrou, mas isso aconteceu porque os negócios se atualizaram."

Em termos de fluxo de pessoas, Wellington destaca alta. Somente no Iguatemi Bosque, aumento de 20% no ano passado ante 2021. "Esperamos crescer pelo menos 15% agora em 2023."

De novas operações do shopping, além de Motorola e Raphael Steffens, que O POVO já havia divulgado em matéria da jornalista Paloma Vargas, dentro da expectativa de 35 inaugurações, uma nova loja da Reserva e mudanças no nicho de moda feminina virão.

No segmento de serviços, vão abrir uma grande clínica do cirurgião plástico Haim Erel, saindo da operação de rua. "Será uma âncora de mais de 1 mil metros quadrados (m²), ocupando uma área na cobertura, com acesso pelo mall."

Calçados

Roberto Argenta, diretor-presidente da Calçados Beira Rio S.A esteve em Fortaleza e apresentou soluções para o Brasil em palestra no Gran Mareiro Hotel da Praia do Futuro. A empresa, em sua nova estrutura comercial (Regional Noroeste) localizada em Fortaleza, segundo Maribel Silva, diretora comercial e de marketing da Calçados Beira Rio S.A., teve crescimento de 72% nas vendas de 2021 para 2022.

Para este ano, a projeção é de alta de 10% no Estado.

H2V

Com doutorado em Engenharia Civil - Saneamento Ambiental pela UFC, Laiz Hérida comunicou novo cargo como diretora de Sustentabilidade e ESG da Associação Brasileira de Hidrogênio e Amônia Verdes (ABHAV). A entidade acompanha os passos iniciais dos movimentos de H2V no País e o pioneirismo do Ceará.

Hérida, CEO e fundadora da HL Soluções Ambientais, consultoria e serviços em meio ambiente, atua ainda como diretora de Sustentabilidade do Sindienergia, sindicato ligado à Fiec.

Estação Fashion

Projeção dos andares do Estação Fashion(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Projeção dos andares do Estação Fashion

O Estação Fashion, empreendimento de moda atacadista, no Centro de Fortaleza, está em fase de vendas. Iniciou a comercialização do setor de praça de alimentação, que terá 16 lojas.

Mas o foco do pré-lançamento foi o setor laranja, com 100% das comercializações realizadas, que contém 179 unidades, sendo 53 lojas e 158 boxes, localizados no piso térreo com acesso para as ruas Castro e Silva e General Sampaio, em frente à Estação das Artes.

Ao todo, são mais de 1.200 lojas e boxes em três pavimentos, em área de 5.500 m². O investimento é de R$ 50 milhões com previsão para começar em 2024.

Grupo ICC

O Grupo ICC abre inscrições para a 5ª edição do Programa de Trainee ICC até 10 de fevereiro. São cinco vagas com foco em atrair e reter jovens talentos, para atuar e inovar no mercado da saúde.

Para se inscrever, é preciso conclusão da graduação faltando um ano ou concluído há um ano. As inscrições são no site icc.org.br e o cadastro é na plataforma do Banco de talentos na opção "Trainee". Mais informações: (85) 3288.4459.

Por outro lado, o ICC é um dos grupos no Ceará que têm demitido. Estão inclusos nos cortes até diretores de altos salários e os braços LIV Saúde, ICC Biolabs e Faculdade Rodolfo Teóphilo.

Em nota à coluna, frisa que é uma instituição privada e que esses são movimentos naturais que ocorrem em todas as empresas desse cunho.

Foto do Beatriz Cavalcante

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?