Logo O POVO+
ZPE Ceará de mãos dadas com ZPE Parnaíba
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

ZPE Ceará de mãos dadas com ZPE Parnaíba

.
FORTALEZA, CE, BRASIL,03.05.2023: Eduardo Neves, presidente da ZPE. Porto do Pecém. (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA FORTALEZA, CE, BRASIL,03.05.2023: Eduardo Neves, presidente da ZPE. Porto do Pecém.

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará está de mãos dadas com a da Parnaíba. Eduardo Neves, presidente do equipamento aqui no Estado, disse à coluna que Piauí tem sido e pode ser ainda mais um grande aliado do Estado.

A esperança maior é que o que foi sancionado em 2021 sobre o marco legal das ZPEs possa finalmente ser aplicado em relação ao setor de serviços. Em junho do ano passado, o marco teve sua regulamentação publicada por meio do Decreto nº 11.088/2022. Mas falta instrução normativa sobre os procedimentos operacionais e tributários que deverão ser seguidos com o novo marco legal para o segmento de serviços.

Nessa luta, segundo Neves, é que a ZPE no Piauí tem sido aliada. Além disso, futuramente, ele fala até mesmo em comercialização entre as empresas instaladas nos equipamentos.

Em relação à instrução faltante, a esperança maior do gestor é que a publicação aconteça o quanto antes pelo governo Lula.

Dentre as mudanças do marco legal, destaque para o fim do compromisso exportador, possibilitando a venda de toda a produção ao mercado interno, desde que sujeita à tributação que caracteriza igualdade de tratamento com a produção nacional; e a permissão para a operação, com benefício fiscal, de empresas prestadoras de serviços em área de ZPE, desde que vinculados à industrialização ou destinados ao exterior.

Finor

Proprietários de Certificados de Investimentos (CI) do Finor agora podem negociá-los na B3, com a conversão em escritural das cotas representadas pelos títulos. É necessário entregar o original dos CI no Banco do Nordeste até 2024. Mesmo que opte por não negociar as cotas, o extrato com a posição de cotas escriturais garantirá direito de participar da partilha de bens do Fundo, em caso de fechamento em 2028. Caso os Certificados não sejam entregues, as cotas serão revertidas para o Fundo.

Novo CEO

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção, comunicou ontem que após mais de quatro anos à frente da companhia, Marcelo Castelli deixa o cargo de CEO global para assumir a função de membro do Conselho de Administração da empresa. Para sua sucessão, anuncia a promoção de Osvaldo Ayres Filho, atual diretor de operações da empresa (COO).

Projeto-piloto para beneficiar produtores da Serra do Lagedo, em Maranguape
Foto: Divulgação
Projeto-piloto para beneficiar produtores da Serra do Lagedo, em Maranguape

Produtores de Maranguape

Produtores da Serra do Lagedo, distrito do município de Maranguape, receberão apoio técnico especializado para aperfeiçoar os negócios e impulsionar a economia local. Equipe de profissionais do Instituto Centec, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realizaram visita ao local. O objetivo dos trabalhos é desenvolver diferentes vocações da Serra do Lagedo. O projeto piloto foca em diferentes segmentos, como agricultura, turismo e a certificação de produtos.

Educação

Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil anunciaram ontem parceria para incentivar a educação.

A ideia é a formação de educadores da rede pública na metodologia Steam, prática pedagógica que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Segundo a Fundação ArcelorMittal, com a aliança, será possível dobrar os investimentos no programa, que vão chegar a R$ 6 milhões, em dois anos.

A Liga Steam foi criada no início de 2022, pela Fundação ArcelorMittal. Agora, por meio da parceria com a Fundação Banco do Brasil, a estratégia é ampliar o impacto social do programa.

 

Foto do Beatriz Cavalcante

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?