Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Aguinaldo Riberio (PP-PB), relator da reforma tributária
.
Está previsto para hoje, terça-feira, 6 de junho, o relatório da reforma tributária pelo relator e deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Será um documento com o resumo das atividades do Grupo de Trabalho (GT).
Entre os consensos, está a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços dividido em um tributo federal e um de estados e municípios. A ideia é que o novo imposto substitua outros 5: IPI, PIS, Cofins, ICMS estadual e ISS municipal.
Mas como o próprio secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, já havia dito, e como o próprio segmento de comércio e serviços (Fecomércio disse ao O POVO) a expectativa é mesmo pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, cujo impacto para setores deve ser amenizado e os estados e municípios tenham mais autonomia.
Em relação ao substitutivo às propostas em tramitação (PEC 45/19, da Câmara, e PEC 110/19, do Senado), ele deverá ser divulgado quando for definida uma data para a discussão em Plenário. Já o coordenador do GT, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) disse na semana passada que a ideia é votar a reforma ainda neste mês na Câmara.
Ciência
O Governo Federal criou o Programa de Apoio a Ações Estratégicas Internacionais (PAE-Int) para estímulo à pesquisa. Há apoio para financiamento de projetos em áreas prioritárias para a Capes. Em situações de crise, foi criada ajuda emergencial para permitir a continuidade de pesquisas. Além do apoio para financiamento de projetos para induzir áreas incipientes e pós-graduação bem como a diminuição de desequilíbrios regionais.
Nova CVC
A CVC publicou informe ao comunicado divulgando o aporte de R$ 75 milhões na companhia, além de novo CEO. O acordo de investimento é com o GJP Fundo de Investimento em Ações, fundo de investimento do fundador e antigo controlador da Companhia Guilherme Paulus. E como novo CEO, o Conselho de Administração elegeu Fabio Martinelli Godinho. O efeito no mercado foi imediato e as ações da CVC começaram a subir logo na manhã de segunda-feira.
Laliga muda de marca
A Laliga lançou nova logo e novo posicionamento estratégico. O lema agora é "A Força do Nosso Futebol". Segundo a empresa, a transição da marca começou há cerca de dois anos e se concretizou em agosto de 2022, quando foi anunciado o acordo de naming rights do campeonado com a EA Sports. "A nova marca também reforça os compromissos que a Laliga tem assumido no combate ao racismo, à homofobia e a todas as formas de intolerância, como evidenciado pelas ações apresentadas pela entidade nas últimas semanas, em total alinhamento e colaboração contínua com as autoridades espanholas e a Real Federação Espanhola de Futebol".
Ônibus e Bolsa Família
Represtantes do setor de transportes urbano apresentaram ao Ministério das Cidades propostas para um novo programa nacional de mobilidade, em um documento de 79 páginas.
Dentre as sugestões está a de aumentar a inclusão de beneficiários do Bolsa Família no transporte público e a de renovar a frota nacional de ônibus.
Mas o documento vai além e há proposta para priorizar corredores exclusivos aos ônibus nas vias urbanas, além de melhorar a governança e a gestão tanto das empresas que prestam o serviço, quanto do poder público, que é quem contrata as operadoras e estabelece como o serviço deve ser executado.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.