Logo O POVO+
Laboratórios públicos no Ceará terão parceria com Roche Diagnóstica
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Laboratórios públicos no Ceará terão parceria com Roche Diagnóstica

Acordo faz parte de contrato com o Ministério da Saúde; entenda
Tipo Opinião
Victor Siqueira, diretor comercial da Roche Diagnóstica                                (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Victor Siqueira, diretor comercial da Roche Diagnóstica

.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), e o Laboratório Municipal de Fortaleza, entram em parceria da multinacional Roche Diagnóstica com o Ministério da Saúde.

O acordo inclui 82 laboratórios no Brasil, em que a empresa entra com equipamento de ponta para oferecer soluções moleculares ao Sistema Único de Saúde (SUS), como para detecção qualitativa de Chlamydia trachomatis (causadora da clamídia) e Neisseria gonorrhoeae (gonorreia), bem como o serviço de exame de carga viral do HIV, HBV (hepatite B) E HCV (hepatite C). O valor global da parceria é de R$ 113.102.200, conforme o Governo Federal.

Victor Siqueira, diretor comercial da Roche Diagnóstica, em entrevista à coluna, informa que os processos de instalação dos equipamentos da multinacional estão em andamento.

A previsão, diz ele, é que até o fim deste mês todos os 82 sites estejam cobertos com as operações da empresa. "A gente trouxe o melhor lançamento da nossa linha molecular. As máquinas da Roche aumentam a quantidade de exames para que quem use o SUS tenha diagnóstico mais rápido e com efetividade", frisa.

No Ceará, além desta atuação nos laboratórios públicos por meio do Ministério da Saúde, a companhia atua em sete laboratórios, com venda direta e via parceiros, sendo um deles o Hapvida.

Conforme Siqueira, o Ceará é uma das regiões que crescem acima do percentual de alta da própria Roche, sendo acima de 12% ou 13%.

Hoje, a Roche Diagnóstica busca oportunidades de colaboração com o governo em projetos voltados a:

  • Novas tecnologias: a ideia é fortalecer p arcabouço legal e regulatório para garantir que inovações em saúde possam chegar ao País da maneira mais rápida e com o menor custo social possível.
  • Infraestrutura: o objetivo é garantir que os pacientes, em toda sua jornada, tenham a infraestrutura necessária para acessar os cuidados dos quais necessitam. Aqui atuam com pautas como a mobilidade e o impacto que as barreiras relacionadas a ela podem ter em um tratamento, por exemplo.
  • Soluções de financiamento: para além de ampliar os recursos destinados à saúde, consideram imprescindível aumentar a eficiência e a transparência na gestão do mesmo; trabalham também para ampliar a experiência do País com novos modelos de financiamento que reduzam a incerteza ao pagador, como é o caso de modelos de risco compartilhado e reembolsos personalizados.
  • Possuem ainda o pilar de uso de dados em saúde, que reflete o futuro deste e de qualquer outro setor da economia. Neste pilar, o Grupo se dedica a colaborar com a aceleração da estratégia de saúde digital 2020-2028 do próprio Governo, com atenção especial ao tema da interoperabilidade de dados.

Eneva

Termelétrica Fortaleza SA, da Eneva, requereu à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a renovação da licença de operação para a usina de gás natural com capacidade de geração de 326,60 MW, localizada no município de Caucaia, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. No pedido, informa que foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento do órgão.

Gasolina cara

Na última semana, entre os dias 3 e 9 de julho, os preços do litro da gasolina e do etanol hidratado subiram 3,32% e 3,09% nos postos de combustíveis do Brasil, num valor médio de R$ 5,781 e R$ 3,967, respectivamente. Já o diesel caiu 0,37%. O levantamento é da ValeCard, com base em transações realizadas em cerca de 25 mil postos. Entre os estados, os dados mostram que as maiores altas da gasolina foram Paraná (10,38%), Ceará (6,04%) e Tocantins (4,19%). 

IA no Ceará

Estudo do Itaú Unibanco mostra que os cearenses ampliaram as transações com inteligência artificial (IA) em 521% nos cinco primeiros meses de 2023 (janeiro a maio).

O levantamento, feito com base nas compras com cartões do banco, compara transações realizadas em tecnologias pagas neste ano com igual período de 2022. Mostra ainda que os gastos expandiram 280%.

No estudo, a geração Y (28 a 42 anos) é a principal consumidora da tecnologia, representando 52%, seguida da X (43 a 57 anos), com 26%. Os homens ficam com 80% das transações, e ticket médio de R$ 135.

Dentre as profissões que mais gastam com IA no Estado estão analistas de sistemas (8% das transações), advogados (3%), engenheiros (2%) e médicos (2%), sendo que as empresas mais utilizadas OpenAI, GitHub, Notion e Fliki.

Maraponga Mart Moda cresce 15%

 

O Maraponga Mart Moda apresentou crescimento de 15% nas vendas no primeiro semestre de 2023 ante igual período do ano passado.

Daniele Holanda, diretora do empreendimento, frisa que um dos pontos da razão desta alta se deve à constante inovação e investimento em novas tendências do mercado da moda.

"Para o segundo semestre de 2023, nossa expectativa é de um crescimento ainda maior, em torno de 25%, ou seja, com a chegada de mais 15 lojas. As novidades incluem marcas renomadas de moda feminina, masculina, infantil e acessórios, além de novas opções de gastronomia", diz.

Veja lista de lojas do empreendimento:

  1. ACADEMIA CENTRAL DO CORPO MARAPONGA
  2. ACHILLEA
  3. AHAZZI BIJU
  4. AKMOS
  5. ALLAMAR
  6. ALMA DE SAL
  7. AMARELÔ
  8. AMO OUSE
  9. AMORA BABY
  10. ANGELIQUE
  11. AR CONTABIL
  12. ARECA COURO
  13. ARENG
  14. AROMA E ESSENCIA
  15. AS DORCAS
  16. BAJUKIDS
  17. BANGALÔ
  18. BAOLI
  19. BEETOP
  20. BELLAMAR
  21. BEMOL
  22. BENDITA
  23. BKS CONCEITO
  24. BLESS FIT
  25. BLINCLASS
  26. BOANA
  27. BOLHA D'AGUA
  28. BUHO
  29. CABRU
  30. CANDY
  31. CANTINHO DA TAPIOCA
  32. CAPIM SANTO
  33. CARMEM GODOY
  34. CARMONA JOIAS
  35. CLAUDIA MEGA HAIR STYLE
  36. CLEUMA MARIA DANTAS
  37. CLOSET DA VAL
  38. CLOSET KIDS
  39. CLUBE D
  40. COLMEIA
  41. CONJUGAL
  42. CONSORCIO
  43. CONSULTORIO TERAPIAS
  44. NATURAIS
  45. CORPO MALHADO
  46. CORPORE E FIT
  47. CRAVO E CANELA
  48. CRISTIANE S. RODRIGUES
  49. D´JULY MODA ÍNTIMA
  50. DAMME FITNESS
  51. DB BRAND
  52. DEEP
  53. DEL LIRIO
  54. DELISE COLLECTION
  55. D'FLOWER
  56. DHORUM
  57. DIAH
  58. DIAMANTES
  59. DIELLO'S
  60. DISBEL
  61. DISOLE / SOL E AGUA
  62. DIZZU
  63. DLT
  64. DMIX
  65. D'NOITE
  66. DOCE MARIA
  67. DOCUMENTO JEANS
  68. DOGVILLE
  69. DONA LIZ
  70. DONALI
  71. DONDOCA FASHION
  72. D'ROSE
  73. É DE CASA
  74. EXCLUSIVA BRAND
  75. FAMEL
  76. FARELL
  77. FAVO KIDS E TEENS
  78. FCO FAUBERT E S SARAIVA
  79. FCO FERNANDO T. MATOS
  80. FEMINICIS MAKEUP
  81. FERROVIA
  82. FILL SETE
  83. FILLE
  84. FINA FIT
  85. FIO JEITOSO
  86. FLÁVIA REIS LINGERIE PLUS
  87. FLUX
  88. FORT COURO
  89. FORT PRATA
  90. FRUT FLOR
  91. FRUTS BRASIL
  92. FRUTYS GIRLS
  93. GAMANE
  94. GATA ENCHERIDA
  95. GAVDOS
  96. GENTE FINA
  97. GENTE INOCENTE
  98. GHANGERIE
  99. GIFT BLOUZZ
  100. GIULY
  101. GLOBAL VIAGEM
  102. GOMATCH
  103. HAMMEL
  104. HANDARA
  105. HOT AMAZON
  106. IMPACTO JEANS
  107. INFANTEEN
  108. INICIATIVA
  109. INSTITUTO MENTES E SABERES
  110. INSTTUTO DE ENSINO INIEDUCACIONAL LTDA
  111. IZUZ JEANS
  112. JOELIK
  113. JÔ-IOLA
  114. KALLIFON
  115. KAMILLA VASCONCELOS
  116. KEMPF
  117. KERK PRAIA
  118. KIEV
  119. KIRASH
  120. KLARAH SOLAR
  121. KN PLUS
  122. LACLOFIT
  123. LADYBUG
  124. LAROSY LINGERIE
  125. LELI
  126. LENA AMARAL
  127. LETATI
  128. LEZZ
  129. LIEBE
  130. LILALIZ
  131. LINDAS BLUSAS
  132. LINHAS & FORMAS
  133. LOJA DE CONVENIENCIA
  134. LOVE MAKEUP
  135. LUA DOURADA
  136. MACHERIÉ
  137. MADAMA
  138. MADAME Z
  139. MAIND FASHION COUTURE
  140. MAIS VEZES MULHER
  141. MALU VIDA
  142. MAMO
  143. MAR EM FESTA
  144. MARE MANSA
  145. MARIA BETANIA
  146. MARIA CAMELIA
  147. MARKYA LIDYANE LIMA BEZERRA
  148. MARROM WORLD TELECON
  149. MARTINS MANEQUINS
  150. MATHEUS CARLOS
  151. MEGA SILK
  152. MENÁ BRASIL
  153. MILA ROSA
  154. MISS LANY
  155. MR2
  156. MYSIZE
  157. MZ MODA FEMININA
  158. NABAT
  159. NATALIA TEBOUÇAS XAVIER
  160. NAYANE RODRIGUES
  161. NETO CELL
  162. NEW LIFE
  163. NICK E BICK
  164. O GAUCHO - BAR
  165. OFFI
  166. OTICAS CECILIA
  167. PALOOZA
  168. PALOOZA
  169. PIJAMA & CIA
  170. PIN UP
  171. PIZZON
  172. PONTO FINAL
  173. PONTO I
  174. PRINCE KIDS
  175. PRINCESA URBANA
  176. PRISCILA UCHOA LIMA
  177. R VINTE
  178. RAIO DE LUZ
  179. REBUALF
  180. RECANTO AÇAI
  181. REGOOLA
  182. RELKE BRASIL
  183. RESTAURANTE GILBERTTUS
  184. RESTAURANTE MANJAR
  185. RITATY
  186. ROJANS
  187. ROTA FASHION ELISABETH
  188. LIMA
  189. SAILOR
  190. SALÃO DIOR
  191. SAMARELLA
  192. SAMARELLA
  193. SAND BLUE
  194. SAY SO
  195. SECRET
  196. SEGUNDA PELE
  197. SKADY'S
  198. SLAP
  199. SÓ AME
  200. SOYLEH -
  201. STIK
  202. STUDIO X
  203. SUPERMERCADO CANADÁ
  204. TAU TAU
  205. TECA
  206. THAIS E TAMIRES
  207. TIMBRE
  208. TODA VAIDOSA MAKEUP
  209. TOOT KIDS
  210. TOP CHEQUE
  211. TOPÁZIO
  212. TREND KIDS
  213. TRULY
  214. TULEROSA
  215. TUORUM
  216. UAU ACESSORIOS
  217. UAU CONCEITO
  218. USE ML
  219. UZZE BELA
  220. VERA SANTOS ROUPA DE
  221. DORMIR
  222. VERTICE
  223. VIA CORPUS
  224. VIP FASHION
  225. VISIX LINGERIE
  226. VITRINE
  227. VIVA PALHANO
  228. VOAMAR
  229. VOCCI
  230. WE LOVE DK
  231. WL BRAND
  232. YADAH
  233. YUISE CASES
  234. YUISE MULTIMARCAS
  235. ZAPRI CALÇADOS
  236. ZÉ STORE
  237. ZIG FINA 

Mais notícias de Economia

Foto do Beatriz Cavalcante

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?