Logo O POVO+
Óleo essencial produzido no Ceará vai para indústria de cosméticos e saneantes
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Óleo essencial produzido no Ceará vai para indústria de cosméticos e saneantes

Na indústria cosmética, os óleos podem servir para fabricar sabonetes e antissépticos bucais. Na de saneantes, em produtos de limpeza e conservação de ambientes de casas, escritórios, lojas e hospitais
Tipo Opinião
Paulo Telles, presidente da Agropaulo e do Grupo Telles (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Paulo Telles, presidente da Agropaulo e do Grupo Telles

Com investimento complementar de aproximadamente R$ 10 milhões, os óleos essenciais (alecrim-pimenta, capim-limão, citronela e hortelã-do-campo) já fabricados no Ceará pela Agropaulo, empresa do Grupo Telles agora têm como foco as indústrias cosmética e de saneantes.

Produzidos a partir de matérias-primas regionais, mais especificamente o óleo de alecrim-pimenta, bioativo extraído da planta nativa da caatinga nordestina, é feito em larga escala e a partir dele se desenvolve linha de produtos.

Na indústria cosmética, os óleos podem servir para fabricar sabonetes e antissépticos bucais. Na de saneantes, em produtos de limpeza e conservação de ambientes de casas, escritórios, lojas e hospitais.

Paulo Telles Neto, presidente da Agropaulo e do Grupo Telles, detalha que o crescimento médio anual da Agropaulo é estimado em 7,5%. Com mais de 100ha de área de plantio certificada, a empresa possui laboratório em Jaguaruana (CE), onde realiza seleção e controle de plantas.

Principais empresas do Ceará que adquirem os óleos: Fattore, Nactus, Fermenta, Esanz, Terpenia e Indústria de Cosméticos e Distribuidores de Óleos Essenciais

Revista Cariri

Capa da Revista Cariri(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Capa da Revista Cariri

A data de hoje, 1º de agosto, marca o lançamento da campanha da Rádio O POVO CBN Cariri, com evento para convidados (parceiros, anunciantes e empresários da região).

No evento, será distribuída a nova edição da revista O POVO Cariri, que apresenta três novas colunas, "Boas vendas", "Saúde" e "ESG" e um "Guia de Delícias", que transita entre as novidades do Crajubar e tradicionais points para se encontrar, beber e comer bem.

Na capa, destaque para o médico Lucas Grangeiro, especialista em Medicina Integrativa.

Na edição, entrevista com o padre Cícero José, pároco-reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.

Você pode ler a edição digital em https://lnkd.in/d6sKMZe9 

Sephora escolhe Fortaleza

Fortaleza foi escolhida para a quarta edição da Beauty Land da Sephora, que ocorre de 10 a 13 de agosto no Shopping RioMar Fortaleza, no Papicu.

O projeto é denominado como parque de diversões da beleza, com ativações de 18 marcas, além de aulas e dicas das empresas participantes.

O evento é aberto ao público, mas a entrada precede do Beauty Pass gratuito.

Para isso, deve-se apresentar na recepção da arena. Com três carimbos, é possível entrar na Sephora e retirar uma amostra exclusiva. Haverá ainda promoções com brindes. 

Para participar, o cliente deve checar a agenda de aulas no site da Sephora Beauty Land em https://www.sephora.com.br/sephora-beauty-land-2023.html e estar no local 15 minutos antes para garantir o seu lugar para as aulas de automaquiagem e cuidados com a pele.

“O estado do Ceará, que já representava boa parte das nossas vendas online, ganhou sua loja física em abril. Sendo assim, levar a Beauty Land para Fortaleza, nossa primeira loja do estado, mostra a importância que o Nordeste tem para nós”, comenta Cataldo Domenicis, diretor de Marketing da Sephora no Brasil.

“É a oportunidade que temos de reforçar a presença da marca regionalmente, pois é um formato que traduz claramente o que é a Sephora", frisa.

As marcas participantes do evento são:

  1. Sephora Collection
  2. MAC Anastasia Beverly Hills
  3. Shiseido
  4. Nars
  5. RC Beauty
  6. Bruna Tavares
  7. Mari Maria Makeup
  8. Lancôme
  9. Fenty Beauty
  10. Dermalogica
  11. Benefit
  12. Montblanc
  13. Carolina Herrera
  14. Briogeo

Além dessas, nesta edição, a Sephora preparou uma ilha para as marcas com itens limpos que participam do selo “Clean na Sephora”:

  1. Rose Inc
  2. Biossance
  3. Drunk Elephant

Laboratório

O laboratório Argos Patologia, de Fortaleza, traz para o Norte e Nordeste sistema molecular para identificação de câncer.

O investimento é de cerca de R$ 2 milhões, e o painel Argen50, nome comercial dado pelo laboratório, usa a tecnologia Genexus da fabricante Thermo Fisher Scientific e realiza o sequenciamento de DNA e RNA automatizado, avaliando até 50 genes.

O painel para identificação das células cancerígenas e tratamento direcionado para elas já é utilizado pela empresa nas regiões Sul e Sudeste. "Essa concentração dos testes em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro acabavam prolongando o início do tratamento de pacientes nortistas e nordestinos", diz Fábio Tavora, diretor da Argos.

Foto do Beatriz Cavalcante

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?