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Financeiras se preparam para aderir ao Desenrola
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Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Financeiras se preparam para aderir ao Desenrola

A Faixa 1 ainda está prevista para setembro. Ela é para pessoas com dívidas menores, de até R$ 5 mil, e que tenham renda de até dois salários mínimos, ou inscritas no CadÚnico
Tipo Notícia
Tharik Moura, CFO da DM (Foto: Andre Tomino/Divulgação)
Foto: Andre Tomino/Divulgação Tharik Moura, CFO da DM

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Ao contrário da ação de compra de veículos novos, o Desenrola está com massiva adesão e as financeiras já se preparam para aderir também.

Para se ter ideia, ontem, a Federação dos Bancos divulgou que as instituições já negociaram R$ 5,4 bilhões em dívidas nas três semanas do programa. São quase 1 milhão de contratos renegociados e quase 5 milhões de registros de clientes desnegativados.

Mas esse resultado diz respeito apenas à Faixa 2 do Desenrola, que abrange apenas a população com renda de dois salários mínimos (R$ 2.640) e que devem até R$ 20 mil por mês.

Já a Faixa 1 ainda está prevista para setembro. Ela é para pessoas com dívidas menores, de até R$ 5 mil, e que tenham renda de até dois salários mínimos, ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para esta etapa, que já inclui quem oferta crédito ao consumidor além dos bancos, financeiras já se preparam.

Uma delas é a DM, que está há 20 anos no mercado e, no Ceará, adquiriu 49,99% da FortBrasil.

À coluna, Tharik Moura, CFO da empresa de "cartões de loja", confirma a adesão ao Desenrola.

A companhia tem 2,2 milhões de clientes diretos. Deste montante, Tharik diz que a inadimplência acima de 90 dias, somando todas as operações da DM, fica na casa dos 12%. Ele frisa ainda que este percentual está em queda.

Além do famoso cartão de loja, a DM também trabalha com cartões híbridos com bandeira Mastercard, microcrédito e aplicativo de conta digital.

Dentro deste universo, pela média, o crédito ofertado pela financeira fica em torno de R$ 400, com consumo de 70% do limite pelo cliente. O fato é que, com grandes marcas, a Faixa 1 promete. Redes como Renner, Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza, por exemplo, já confirmaram e já antecipam condições de negociação.

Offshore

O mapa de projetos em estudo para instalação de usinas eólicas em alto mar (offshore) foi atualizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Agora, são 78 projetos em aberto no órgão, totalizando 189 GW. Isso porque a Acciona Energia Brasil entrou com quatro projetos no País, incluindo um no Ceará. Ainda são dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro.

Curso gratuito

Inscrições para curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Energia estão abertas até sexta-feira, 11 (ou até preenchimento das vagas).

A promoção é da Secitece, por meio do Instituto Centec. As aulas serão realizadas no CVTec de São Gonçalo do Amarante. A inscrição é presencial, na rua Estrada da Liberdade, s/n — Liberdade, portando documentação completa exigida e comprovante de cadastro dos programas sociais, para quem possui o cadastro.

Logística reversa

Grendene trabalha com logística reversa(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Grendene trabalha com logística reversa

Com o programa de logística reserva, a Grendene mantém hoje mais de 400 pontos de entrega. Desde o lançamento em 2019, a iniciativa já recolheu mais de 9 mil pares de calçados.

A partir da ação, a Melissa lançou a Melissa Flox M Edition, produzida integralmente de PVC pós-consumo. Dentro da empresa, as sobras das máquinas, aparas, rabichos e rebarbas do processo produtivo são moídas e classificadas em cor e modelos de calçado e podem ser utilizadas em diferentes concentrações junto à resina virgem. Hoje todos os calçados de PVC contêm cerca de 30% de material reciclado.

Aluguel seguro

Pesquisa aponta que 98% dos anfitriões querem que sites de anúncios de aluguel temporário ofereçam proteção aos proprietários.

O levantamento foi feito em setembro-outubro de 2022 com 15.600 locatários, em 16 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, México, Cingapura, Coreia do Sul, Tailândia, Reino Unido, Estados Unidos e Vietnã.

O estudo é da Cover Genius, insurtech que oferece proteção integrada a empresas digitais do mundo, e da empresa de pesquisa Momentive.ai.

E diante do resultado de 98%, o levantamento mostra que não é oferecido um seguro durante o processo de solicitação a 67% dos proprietários, caseiros e inquilinos.

Governo vai ZERAR INADIMPLÊNCIA? Entenda como funciona o DESENROLA

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