Logo O POVO+
Enel está há 3 anos como mais reclamada no Procon
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Enel está há 3 anos como mais reclamada no Procon

Diante do cenário, segundo dados do órgão de defesa do consumidor, até a primeira semana de março, o ranking de atendimentos da Enel em 2024 contabilizava 977 consultas sobre energia elétrica
Tipo Notícia
Antônio Scala, presidente da Enel no Brasil em visita ao O POVO (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Antônio Scala, presidente da Enel no Brasil em visita ao O POVO

No Ceará, a Enel passou dos bancos como empresa mais reclamada pelos consumidores e assumiu o primeiro lugar do ranking nos últimos três anos, segundo dados do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) Fortaleza.

Então não é somente uma questão de percepção da população. São fatos.

À coluna mesmo, um morador da Travessa Eliezer Ximenes, em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), relata que ficou mais de 48 horas sem energia.

Ele detalhou que era a rua toda e que todos os moradores registraram reclamações à Enel Ceará.

Nesta segunda-feira, 18, informou que a energia ainda "estava voltando, por setores". E acrescentou que a informação que recebeu foi que não há reembolso da alimentação ou medicamentos que precisavam de refrigeração e que estragaram nestes dias sem geladeira.

Porém, a Enel solicitou do consumidor um laudo do motor do portão da casa queimado para poder realizar o ressarcimento.

Diante do cenário, segundo dados do órgão de defesa do consumidor, até a primeira semana de março, o ranking de atendimentos da Enel em 2024 contabilizava 977 consultas sobre energia elétrica.

Nos registros, a resolutividade chegou a 858 ou a 87,81%. Em resposta ao O POVO, a Enel Ceará informa que é a empresa com maior número de clientes do Ceará e que o número apresentado pelo Procon representa 0,02% do número total de clientes da distribuidora.

A empresa esclarece ainda que os dados de janeiro a março de 2024 mencionados na reportagem são referentes ao total de atendimentos e não de reclamações, o que inclui dúvidas, soluções e parcelamentos. Frisa ainda que possui um canal chamado Linha Direta, em parceria com o órgão.

A distribuidora defende ainda que, nos últimos cinco anos, investiu R$ 5,9 bilhões no Ceará, dos quais R$ 1,6 bilhão apenas em 2023, no maior investimento da série histórica da companhia.

Sobre o cliente do município de Cascavel, a distribuidora informa que um transformador precisou ser substituído no local e que o serviço foi normalizado na madrugada de segunda, 18.

Com relação ao ressarcimento ao consumidor, a Enel acrescenta que as atividades da companhia são regidas por regulamentação federal e que ela rege apenas os danos elétricos. (Veja íntegra no OP+)

Enel 2

Na cidade de São Paulo, pesquisa Datafolha publicada ontem pela Folha de S.Paulo mostra que o transtorno de queda de energia aparece como o segundo mais recorrente e que para 62% dos entrevistados a responsável por isso é a Enel.

Já a gestão do prefeito Ricardo Nunes é apontada por 18% dos pesquisados. Em seguida o levantamento mostra o governo estadual de Tarsício de Freitas, com 7% dos 1.900 respondentes moradores.

Construção

No Ranking INTEC das Maiores Construtoras do Brasil, três construtoras que têm atuação no Ceará estão no top 20 da premiação.

Direcional Engenharia (1º lugar); Construtora Tenda (5º lugar) e Moura Dubeux (12º lugar). Esta é edição 2024 do indicador, que mostra as 100 maiores construtoras do País, frisando aquelas que construíram mais metros quadrados durante o ano base (2023).

Na categoria Regional Nordeste, a Moura Dubeux que ficou em primeiro lugar.

Olho no Ceará

A CRM&Bonus, empresa de tecnologia especializada em soluções de crescimento, por meio de incentivos e inteligência de varejo, está de olho em expandir no Ceará. A marca é cotada para virar unicórnio em 2024, ou seja, quando for avaliada em mais de US$ 1 bilhão.

Atualmente, o produto mais forte no Estado é o Giftback, um bonus após a compra, a ser gasto na mesma loja.

No ano passado, segundo balanço de Arthur Blaj, vice-presidente de Marketing da CRM&Bonus., foram impulsionados em empresas no Ceará R$ 46 milhões, em 262 lojas.

O crescimento foi escalável, visto que, em 2021, m 2021, foram R$ 14 milhões gerados nos clientes e era menos da metade das lojas. Para este ano, a pretensão é crescer "pelo menos uns 50%" dos números de 2023.

Água Premium

Garrafa da Premium com gás que será lançada na primeira quinzena de abril
Garrafa da Premium com gás que será lançada na primeira quinzena de abril Crédito: Geissa Rocha/Marketing do Grupo Telles/Divulgação

A Naturágua, fabricante de água mineral do Grupo Telles, lançará uma embalagem Premium sustentável com foco nos mercados de luxo e life, na primeira quinzena de abril.

Será a Premium – uma embalagem sustentável e reciclável que pode ser 100% reutilizada, com pH de 7,64.

O produto é importado dos Estados Unidos e foi desenvolvido para atender às classes A e B preocupadas com a sustentabilidade.

A embalagem é em alumínio laminado, desenhada com temas ambientais e tampa pilfer e terá em duas versões: laranja (com gás) e azul (sem gás).

O lançamento inicial é em Fortaleza e no Ceará, onde a Naturágua está há mais de 30 anos, mas o novo produto também estará disponível nas principais cidades do País.

Mais notícias de Economia

Foto do Beatriz Cavalcante

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?