Logo O POVO+
Licença da Globest é suspensa no Ceará
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Licença da Globest é suspensa no Ceará

A empresa operava lavra de minério de ferro na comunidade de Bandarro, no município de Quiterianópolis
Tipo Opinião
Cotaminação do Rio Poty (Foto: Divulgação IBAMA)
Foto: Divulgação IBAMA Cotaminação do Rio Poty

Após operar lavra de minério de ferro na comunidade de Bandarro, no município de Quiterianópolis (a 414,9 km de Fortaleza), a mineradora Globest teve novamente a licença suspensa pela Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace).

O projeto, em sociedade com duas outras empresas estrangeiras, ocorreu na Serra do Besouro para exploração de ferro, e chegou a receber pelo menos 14 embargos.

Os trabalhos foram paralisados ainda em 2017 após denúncias de assoreamento e poluição do Rio Poti, além de contaminação do solo e plantações dos produtores locais, morte de animais que estavam contaminados com o pó do minério.

Porém, a mineradora voltou a operar em 2023. Foi em maio, quando a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Quiterianópolis e a Semace concederam a licença ambiental, permitindo o retorno das operações, mas com condições a serem seguidas.

Sobre a nova suspensão, o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) emitiu comunicado frisando que mais esta sanção prova que estão do "lado certo da história".

"A mineradora Globest continua irresponsável e criminosa desrespeitando todas as condicionantes impostas pelo órgão ambiental e ao mesmo /tempo poluído a terra, a água e ar que são fonte de vida para o território camponês de Bandarro", reclama Erivan Silva, da direção nacional do MAM.

Já o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio das Promotorias de Justiça de Quiterianópolis e Novo Oriente, diz à coluna que vem acompanhando "os possíveis danos causados ao meio ambiente" por parte da mineradora Globest Participações LTDA.

Hoje, 9 de abril, ainda se reunirá com o Escritório Frei Tito, Defensoria Pública e representantes da comunidade atingida para discutir as próximas providências a serem adotadas.

O órgão reforça também que ajuizou a Ação Civil Pública (nº 0280026-96.2021.8.06.0171) a fim de que a mineradora fosse penalizada e tomasse providências para reduzir os danos causados.

O processo pode ser acompanhado por meio do site do MP.

Do lado da Semace, Najara Lima, gerente de Controle Ambiental, detalha que eram 13 condicionantes a cumprir.

Além disso, houve a suspensão mas há possibilidade de voltar caso as demandas sejam atendidas. Ela ainda informa que não há prazo para resposta da empresa e nem para rever a suspensão.

O fato é que hoje a Diretoria de fiscalização do órgão analisa o caso para fazer as autuações. Mais detalhes do processo da Secretaria não foram revelados por estar em sigilo.

Delrio

A Delrio Refrigerantes, nascida em Sobral (a 234,8 km de Fortaleza), está se reposicionando no mercado e entrando em Fortaleza.

Agora, os consumidores da capital cearense podem encontrar os produtos nas versões 2 litros, 1 litro, 500 ml e 250 ml nos principais supermercados da cidade. O investimento para essa entrada é de R$ 1,2 milhão. A marca genuinamente sobralense conta com mais de 60 anos.

Tangerine

A cearense Tangerine Óculos fechou contrato para a abertura de duas novas lojas no RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy, com previsão de inauguração ainda neste semestre.

As fundadoras são as irmãs Amanda e Silvia Loiola em 2022, e têm foco no público jovem. Com a expansão da marca, a Tangerine passa a contar com quatro unidades em Fortaleza.

Além disso, está prevista uma mudança de branding, mantendo a logo, mas com alteração de cores e elementos.

Enel

O novo diretor-presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto, esteve ontem com o secretário da Infraestrutura do Governo do Ceará, Antonio Nei de Sousa.

De medida, encontro mensal sobre demandas da sociedade e sobre a agilidade nos atendimentos.

Também trataram de substituição das redes monofásicas para trifásicas, especialmente em áreas produtivas; assim como do programa Renda do Sol e parceria para ampliação do programa de energia solar em escolas públicas.

Ainda ontem, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) enviou ao Ministro de Estado de Minas e Energia, Alexandre Silveira, um ofício de urgência, solicitando à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a fiscalização do contrato de concessão e dos serviços da Enel Distribuição Ceará.

Vans em Fortaleza

Vans promove Circuito Vans Off The Wall Amador, começando por Fortaleza(Foto: Rodrigo Kbça/Vans/Divulgação)
Foto: Rodrigo Kbça/Vans/Divulgação Vans promove Circuito Vans Off The Wall Amador, começando por Fortaleza

A marca Vans vai promover evento para a cena do skate em Fortaleza. Ainda seguirá para Goiânia, Florianópolis e última etapa em São Paulo.

O artista gráfico carioca Felipe Motta, ou Mottilaa, desenvolveu a comunicação visual do evento, retratando ícones regionais, sendo o cangaceiro para o Nordeste, a onça pintada para o Centro-Oeste, o edifício Copan para o Sudeste e a araucária para o Sul.

Será o Circuito Vans Off The Wall Amador. Em Fortaleza, ocorrerá de 27 e 28 de Abril, no Skatepark da avenida Beira Mar.

Esta primeira etapa é destinada à participação de skatistas nascidos ou radicados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Skatistas do Norte poderão escolher qualquer uma das etapas para participar. As inscrições são em vans.com.br/circuito.

Menores de 18 anos devem obter autorização dos pais ou responsáveis legais para participar. 

Vai EMPREENDER? Veja as MELHORES franquias do mundo para investir

Mais notícias de Economia

Foto do Beatriz Cavalcante

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?