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Contrato para obras na BR-116 com túnel na Aguanambi, em Fortaleza, é fechado
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Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e tem Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM e DMI da Irlanda

Contrato para obras na BR-116 com túnel na Aguanambi, em Fortaleza, é fechado

Prefeitura e Caixa Econômica Federal firmaram R$ 50 milhões para apoiar a implantação do corredor 04 de Transporte Público composto por três trechos: avenida Aguanambi, rotatória Manuel Dias Branco e BR-116
Tipo Notícia
Fortaleza, CE, BR 11.01.24 - Construção do túnel no cruzamento da Avenida Domingos Olímpio com Av. Aguanambi  (Fco Fontenele/OPOVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Fortaleza, CE, BR 11.01.24 - Construção do túnel no cruzamento da Avenida Domingos Olímpio com Av. Aguanambi (Fco Fontenele/OPOVO)

A Prefeitura de Fortaleza e a Caixa Econômica Federal firmaram contrato de financiamento, no valor de R$ 50 milhões, lastreado em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para projetos de mobilidade urbana no âmbito do programa Pró-Transporte.

Na Capital, o crédito vai para apoiar a implantação de um corredor de transporte público na BR-116, estando incluso no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Faz parte desta intervenção a construção do túnel viário nas avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi.

O programa do Governo Federal mira transporte público, acessibilidade e qualidade de vida nas cidades. Porém, o desembolso está condicionado à execução das etapas das obras, atestada pela Caixa.

Conforme financiamento, com juros de 6% ao ano mais taxa de referência, o prazo de 252 meses (12 de carência + 240 de amortização) visa otimizar o fluxo de veículos e pedestres e reduzir os impactos ambientais. 

Entenda as condições para o corredor da BR-116 em Fortaleza

Ao O POVO, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), detalha que o programa Pró-Transporte, do Governo Federal, traz melhorias tanto para o setor público quanto para o setor privado.

O financiamento em questão foi feito na modalidade de Sistemas de Transporte Público Coletivo e ele tem como condição implantação, ampliação, modernização e/ou adequação de Sistemas de transporte público coletivo urbano e intermunicipal/interestadual, beneficiando prioritariamente os usuários de transporte público, transporte particular e pedestres da Capital. Dentre os objetivos estão:

  • Melhorar a fluidez no trânsito de veículos, ônibus, motos e pedestres
  • Redução da incidência de acidentes
  • Segurança dos pedestres
  • Priorização do transporte público
  • Redução da emissão de gases poluentes
  • Redução dos tempos de viagem
  • Melhoria da mobilidade local
  • Redução dos custos de deslocamento, tanto do transporte rodoviário individual quanto do transporte rodoviário particular

Confira o cronograma do projeto do corredor da BR-116, em Fortaleza

A implantação do Corredor 04 de Transporte Público (BR-116) é composto por três trechos:

Conforme a Seinf, o trecho da intervenção proposta se localiza entre a rotatória Manuel Dias Branco, no bairro de Fátima, e a Av. Jornalista Thomaz Coelho, no bairro Messejana, totalizando 9,2 km de extensão. A data de início das mudanças não foi revelada.

Na especificação da obra, as intervenções previstas são:

  • Implantação de 9,2 km de corredor de transporte, com acesso exclusivo por passarela
  • Terraplenagem e pavimentação na área de intervenção
  • Implantação de plataformas com embarque/desembarque em nível
  • Instalação de iluminação nos acessos às passarelas e nas plataformas
  • Instalação de abrigos, sendo dois por plataforma
  • Requalificação das calçadas nos entornos dos acessos às passarelas
  • Drenagem

A outra etapa é a obra do túnel viário, na interseção das avenidas Domingos Olímpio com a Aguanambi.

Justificativa da secretaria para a mudança é que o ponto de cruzamento “concentra intensa movimentação veicular, inclusive de transporte público, controlada atualmente por semaforização de dois tempos, solução que tem tornado lento o trânsito nas duas avenidas neste local.”

“A necessidade de intervenção no cruzamento da Avenida Domingos Olímpio com a Avenida Aguanambi é impulsionada por uma abordagem mais abrangente e alinhada aos princípios de mobilidade urbana sustentável, sempre levando em consideração a relação entre os diversos modais de transporte presentes na interseção, incluindo o transporte público coletivo, pedestres, ciclistas e veículos particulares”, frisou a pasta, em comunicado ao O POVO.

A secretaria acrescenta que o projeto contempla “uma Obra de Arte Especial, compreendendo um túnel a ser implementado na Av. Domingos Olímpio, com extensão contínua na Av. Antônio Sales, atravessando a Av. Aguanambi.”

Entenda a linha do tempo da obra

O túnel que será construído no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio com Aguanambi foi anunciado ainda na gestão José Sarto (PDT), em setembro de 2023, no lançamento do Anuário do Ceará. À época, a previsão era para começar as mudanças em julho de 2024. 

Porém, a obra não chegou a ser iniciada no governo municipal passado. No início deste mandato de Evandro Leitão (PT), a intervenção era tida ainda como no aguardo de recursos. (Colaborou Fabiana Melo)

Veja também: Suspeito de ataque hacker ao sistema que liga bancos ao Pix é preso em São Paulo

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