Contrato para obras na BR-116 com túnel na Aguanambi, em Fortaleza, é fechado
clique para exibir bio do colunista
Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e tem Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM e DMI da Irlanda
Contrato para obras na BR-116 com túnel na Aguanambi, em Fortaleza, é fechado
Prefeitura e Caixa Econômica Federal firmaram R$ 50 milhões para apoiar a implantação do corredor 04 de Transporte Público composto por três trechos: avenida Aguanambi, rotatória Manuel Dias Branco e BR-116
Foto: FCO FONTENELE
Fortaleza, CE, BR 11.01.24 - Construção do túnel no cruzamento da Avenida Domingos Olímpio com Av. Aguanambi (Fco Fontenele/OPOVO)
A Prefeitura de Fortaleza e a Caixa Econômica Federal firmaram contrato de financiamento, no valor de R$ 50 milhões, lastreado em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para projetos de mobilidade urbana no âmbito do programa Pró-Transporte.
Na Capital, o crédito vai para apoiar a implantação de um corredor de transporte público na BR-116, estando incluso no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Faz parte desta intervenção a construção do túnel viário nas avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi.
O programa do Governo Federal mira transporte público, acessibilidade e qualidade de vida nas cidades. Porém, o desembolso está condicionado à execução das etapas das obras, atestada pela Caixa.
Conforme financiamento, com juros de 6% ao ano mais taxa de referência, o prazo de 252 meses (12 de carência + 240 de amortização) visa otimizar o fluxo de veículos e pedestres e reduzir os impactos ambientais.
Entenda as condições para o corredor da BR-116 em Fortaleza
Ao O POVO, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), detalha que o programa Pró-Transporte, do Governo Federal, traz melhorias tanto para o setor público quanto para o setor privado.
O financiamento em questão foi feito na modalidade de Sistemas de Transporte Público Coletivo e ele tem como condição implantação, ampliação, modernização e/ou adequação de Sistemas de transporte público coletivo urbano e intermunicipal/interestadual, beneficiando prioritariamente os usuários de transporte público, transporte particular e pedestres da Capital. Dentre os objetivos estão:
Melhorar a fluidez no trânsito de veículos, ônibus, motos e pedestres
Redução da incidência de acidentes
Segurança dos pedestres
Priorização do transporte público
Redução da emissão de gases poluentes
Redução dos tempos de viagem
Melhoria da mobilidade local
Redução dos custos de deslocamento, tanto do transporte rodoviário individual quanto do transporte rodoviário particular
Confira o cronograma do projeto do corredor da BR-116, em Fortaleza
A implantação do Corredor 04 de Transporte Público (BR-116) é composto por três trechos:
Conforme a Seinf, o trecho da intervenção proposta se localiza entre a rotatória Manuel Dias Branco, no bairro de Fátima, e a Av. Jornalista Thomaz Coelho, no bairro Messejana, totalizando 9,2 km de extensão. A data de início das mudanças não foi revelada.
Na especificação da obra, as intervenções previstas são:
Implantação de 9,2 km de corredor de transporte, com acesso exclusivo por passarela
Terraplenagem e pavimentação na área de intervenção
Implantação de plataformas com embarque/desembarque em nível
Instalação de iluminação nos acessos às passarelas e nas plataformas
Instalação de abrigos, sendo dois por plataforma
Requalificação das calçadas nos entornos dos acessos às passarelas
Justificativa da secretaria para a mudança é que o ponto de cruzamento “concentra intensa movimentação veicular, inclusive de transporte público, controlada atualmente por semaforização de dois tempos, solução que tem tornado lento o trânsito nas duas avenidas neste local.”
“A necessidade de intervenção no cruzamento da Avenida Domingos Olímpio com a Avenida Aguanambi é impulsionada por uma abordagem mais abrangente e alinhada aos princípios de mobilidade urbana sustentável, sempre levando em consideração a relação entre os diversos modais de transporte presentes na interseção, incluindo o transporte público coletivo, pedestres, ciclistas e veículos particulares”, frisou a pasta, em comunicado ao O POVO.
A secretaria acrescenta que o projeto contempla “uma Obra de Arte Especial, compreendendo um túnel a ser implementado na Av. Domingos Olímpio, com extensão contínua na Av. Antônio Sales, atravessando a Av. Aguanambi.”
Entenda a linha do tempo da obra
O túnel que será construído no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio com Aguanambi foi anunciado ainda na gestão José Sarto (PDT), em setembro de 2023, no lançamento do Anuário do Ceará. À época, a previsão era para começar as mudanças em julho de 2024.
Porém, a obra não chegou a ser iniciada no governo municipal passado. No início deste mandato de Evandro Leitão (PT), a intervenção era tida ainda como no aguardo de recursos. (Colaborou Fabiana Melo)
Veja também: Suspeito de ataque hacker ao sistema que liga bancos ao Pix é preso em São Paulo
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.