Logo O POVO+
Safra de frutas terá 200 contêineres por semana no Pecém
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e tem Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM e DMI da Irlanda

Safra de frutas terá 200 contêineres por semana no Pecém

Para levar a produção de frutas ao mercado europeu, o navio MSC Leila, de 335 metros de comprimento, já atracou no Porto do Pecém
Tipo Opinião
FORTALEZA, CEARÁ, 09-09-2022: Navio MSC Sofia Celeste chega ao Porto do Pecém com a primeira carga de frutas da temporada. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS FORTALEZA, CEARÁ, 09-09-2022: Navio MSC Sofia Celeste chega ao Porto do Pecém com a primeira carga de frutas da temporada. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)

As perspectivas para a safra de frutas 2025 até fevereiro de 2026 no Porto do Pecém são de 200 contêineres semanais para a Europa.

Cada equipamento refrigerado tem 40 pés, com capacidade de até 27 toneladas de variedades de frutas entre melões, melancias, mangas e uvas advindas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

Este tamanho é considerado padrão, equivalendo a cerca de 12,19 metros de comprimento, 2,44 metros de largura e 2,59 metros de altura.

As escalas se darão sempre às sextas-feiras. A Companhia administradora do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp S.A) prevê 80% rumo aos portos de Roterdã (Holanda) e Londres (Inglaterra), e o restante para outros locais, como Antuérpia (Bélgica), Le Havre (França), Sines (Portugal), Hamburgo e Bremerhaven (Alemanha).

Para levar a produção de frutas ao mercado europeu, o navio MSC Leila, de 335 metros de comprimento, já atracou no Porto do Pecém, ainda no fim de semana.

Ele é movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), tem capacidade de 11.500 TEUs e 10,40 metros de calado. Para se ter ideia, um TEU tem 20 pés (aproximadamente 6,1 metros de comprimento). Essa carga vai para os supermercados do Norte da Europa.

Este é o nono ano consecutivo da parceria com a MSC no atendimento às safras de melão da região de Mossoró (RN) e de manga e uva do Vale do São Francisco (PE e BA).

Feiras

As feiras Maquintex Signs Pack&Graph vão reunir os setores de indústria têxtil, embalagens, comunicação visual e gráfico do Norte e Nordeste no Centro de Eventos, de hoje, 23, até quinta-feira, 25.

O evento traz as novas demandas de mercado e o potencial do Nordeste como polo de inovação e expansão econômica. A expectativa de movimentação é de R$ 600 milhões, com alta de 15% do público, superando os 15 mil da última edição.

Parceria

A cearense Wee Travel fechou com o CzechTourism e o Consulado Tcheco no Brasil. A empresa vai oferecer roteiros que começam com três noites em Praga, incluindo hospedagem em hotéis de categoria 4 ou 5 estrelas, transfer de chegada, city tour em português ou espanhol e o Prague Visitor Pass, que tem acesso a mais de 40 atrações, além de transporte público ilimitado.

A campanha será trabalhada em todo o Brasil, mas o foco é o público do Nordeste.

Porto

O presidente Lula (PT) assinou ontem despacho enviando mensagem ao Congresso Nacional solicitando a aprovação de crédito suplementar de R$ 3.036.965 para a administradora do Porto de Fortaleza, a Companhia Docas do Ceará (CDC). O valor não representa aumento de receitas.

O crédito suplementar, que ainda precisará ser aprovado pelo Congresso Nacional, significará, segundo a autarquia federal, apenas um remanejamento interno do orçamento de investimentos da empresa, e será utilizado tão somente para a execução dos projetos já previstos.

Com isso, a CDC busca utilizar os recursos gerados no próprio caixa na execução de investimentos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, aprovada no ano passado.

Proenergia Summit 2025

A palestra de encerramento do Proenergia Summit 2025, que ocorre amanhã, 24, e quinta-feira, 25, no Centro de Eventos do Ceará, será do filósofo, escritor, ensaísta e professor universitário Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé, popularmente conhecido como Pondé.

Doutor em filosofia pela USP, com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, ele abordará temas como o comportamento humano na sociedade contemporânea e conceitos como felicidade e infelicidade, autoconhecimento, ética e moralidade.

No evento, a expectativa da organização é reunir cerca de 4 mil visitantes, nos dois dias.

Mais notícias de Economia

Foto do Beatriz Cavalcante

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?