Marca francesa certifica três hotéis de Fortaleza por sustentabilidade
clique para exibir bio do colunista
Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e tem Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM e DMI da Irlanda
Foto: Rodrigo Urbanos/Accor/Divulgação
Três hotéis de Fortaleza são certificados com selo de sustentabilidade
A francesa Accor anunciou nesta terça-feira, 28 de outubro, a certificação de três empreendimentos do grupo, em Fortaleza, com o selo internacional Green Key, considerado um dos principais em turismo sustentável no mundo.
O ibis Fortaleza Centro de Eventos, o ibis Fortaleza Praia de Iracema e o ibis budget Fortaleza Praia de Iracema foram agraciados.
São as primeiras unidades do Estado a alcançarem o reconhecimento, que certifica hotéis que adotam padrões de gestão ambiental, eficiência energética e responsabilidade social.
Em comunicado à coluna, a Accor frisa que, além de atenderem aos critérios exigidos pelo selo internacional Green Key, os hotéis da bandeira, em Fortaleza, “destacam-se pela adoção de boas práticas ambientais e sociais que fortalecem o compromisso do grupo” com o desenvolvimento sustentável.
Cita como exemplos o ibis Fortaleza Centro de Eventos, mantendo parceria com a Aran – Cooperativa de Coletores de Recicláveis, visando à destinação correta dos resíduos, além do apoio ao Instituto Povos do Mar (Ipom), com mão de obra para manutenção das instalações.
“O hotel também implantou uma política ambiental própria e criou um comitê verde, reforçando o alinhamento de suas operações com práticas de impacto positivo”, pontuou.
Sobre o ibis Fortaleza Praia de Iracema, a Accor destaca os mutirões de limpeza na praia realizados com o Ipom e ações sociais, como a doação de enxovais para famílias de refugiados.
Outra medida é o incentivo ao comércio justo e o empreendedorismo feminino, revendendo produtos locais, como os chocolates marca Moa e geleias artesanais produzidas por empreendedoras da Cidade.
Já no buget Praia de Iracema foram aplicados projetos de reutilização da água do lençol freático excedente no sistema de reúso.
O hotel também realiza doações ao Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo e mantém programas de estágio voltados a jovens do Ipom.
Contando com o Ceará, a Accor certificou hotéis em Belém (PA) e Manaus (AM). Em 2025, a companhia chegou a 100 unidades com o selo nas Américas.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.