Logo O POVO+
A pregação eleitoral de Damares
Foto de Carlos Holanda
clique para exibir bio do colunista

Estagiou como produtor na Rádio O POVO/CBN e repórter do portal de notícias O POVO. Na editoria de Política, atuou como estagiário e, desde janeiro de 2019, é repórter. Cobriu as eleições de 2018 e 2020. Participou da quarta fase do Projeto Comprova. A coluna é dedicada principalmente ao acompanhamento e análise do fenômeno da desinformação e das fake news. Como elas influenciam o cenário político e quais conteúdos fraudulentos têm mais repercussão

A pregação eleitoral de Damares

A senadora eleita participou de um evento de mulheres em Fortaleza, onde anunciou uma "virada" de Bolsonaro no Ceará
Tipo Opinião
Senadora eleita, Damares Alves: desinformação e preconceito (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Senadora eleita, Damares Alves: desinformação e preconceito

.

A senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) disse no Encontro Mulheres com Bolsonaro, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, que jornais do Sul anunciam uma virada do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Ceará. Nenhuma publicação do Sul brasileiro registrou algo neste sentido.

No máximo, há matéria do jornal Diário do Nordeste, do Ceará, longe do teor que a ministra fez crer. A publicação concorrente do O POVO analisa o impacto das vindas da primeira-dama Michelle Bolsonaro e Damares a Fortaleza e como isso pode fortalecer a caminhada dele rumo à vitória por estas terras.

A desinformação, além do que o nome escancara por si, neste exemplo também traz consigo um conteúdo de preconceito.

Preconceito implícito

Soa como se os sulistas, avançados que seriam em relação aos nordestinos em termos de cognição, fossem melhores mensageiros de uma mudança dos humores do eleitorado cearense. Uma guinada drástica e complexa pró-Bolsonaro que um cearense, da imprensa ou de fora dela, não conseguiria captar. Beleza.

No limite da boa-fé, neste ponto específico, até suspeito que não tenha sido a intenção da carismática ministra. É mais um daqueles estereótipos que até pessoas intelectualmente mais interessantes que ela acabam reproduzindo: o cearense engraçado, o baiano engraçado e preguiçoso ou, para resumir, o nordestino sem nuances, de um sotaque só e que pisa um chão rachado. É neste parágrafo que mais me arrisco, considerando o início dele.

Grande encontro

O chefe, colega e amigo Érico Firmo afirmou na coluna de 20/9/2019, na nota de título "Grande encontro" que Damares e a deputada estadual Dra. Silvana (PL) protagonizariam grande encontro quando se vissem. Na ocasião, Silvana aprovou projeto que concedia título de cidadã cearense a ela, após travar dura batalha verbal (ela diria que espiritual) contra colegas de Casa. Ele tinha razão.

Virada? Com base em?

A locutora anunciou e quem mais falou seguiu mesma linha. A tônica dos discursos foi de que Jair Bolsonaro capitaneará uma virada histórica na democracia brasileira. Está em aberto e pode acontecer. Mas, se for virada, é por que ele está atrás. E automaticamente, a cerimonialista, Damares, Michelle e companhia limitada conferem legitimidade ao resultado das urnas que o presidente tem atacado e a partir das quais ameaça a democracia brasileira.

Inadmissível

Essa coluna ganha o rumo de Maracanaú (gráfica do O POVO) quando ainda não se sabe ao certo o que justificam os disparos efetuados nas imediações da Igreja Apostólica Novidade de Vida Fortaleza, no bairro Sapiranga. De todo modo, é de se repudiar a simples coincidência de barulhos de tiros serem escutados nas proximidades de onde estavam chefes de Estado e fiéis em geral.

 

Foto do Carlos Holanda

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?