Estagiou como produtor na Rádio O POVO/CBN e repórter do portal de notícias O POVO. Na editoria de Política, atuou como estagiário e, desde janeiro de 2019, é repórter. Cobriu as eleições de 2018 e 2020. Participou da quarta fase do Projeto Comprova. A coluna é dedicada principalmente ao acompanhamento e análise do fenômeno da desinformação e das fake news. Como elas influenciam o cenário político e quais conteúdos fraudulentos têm mais repercussão
Circulam nas redes sociais peças de desinformação segundo as quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria morrido, com seu lugar de presidente eleito ocupado por um sósia. De 10 dedos. A característica física, sabe-se, destoa do Lula e dos noves dedos que possui como consequência de um acidente de trabalho pelo qual passou em 1964, quando funcionário da metalúrgica Independência, no bairro Vila Carioca, em São Paulo.
Os pormenores do episódio estão narrados no primeiro volume da biografia "Lula", do jornalista Fernando Morais, além de terem sido fartamente comentados pelo próprio petista em entrevistas. Para acreditar na nova fake news, o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) precisa cumprir alguns requisitos.
Requisitos para crê na mentira
O primeiro é acreditar que um dos principais traços físicos do ex-presidente seria desprezado pelos autores da que seria uma das maiores fraudes da política mundial. Um amadorismo colossal. De acordo com as peças e textos fraudulentos, outro "indício" de que um sósia de Lula estaria transitando por aí é uma máscara que estaria sobre o real rosto de quem teria topado fazer o serviço sujo.
A cirurgia a que foi submetido em razão de uma leucoplasia, uma lesão na garganta, insuflou a especulação de que o procedimento nada mais seria que um pretexto para que o hipotético sósia não falasse em público, eventualmente sem a tradicional voz rouca do original. Talvez esse seja o traço mais elaborado da mentira, para se ter ideia do quão desqualificada ela é. Crer nisso é o segundo requisito.
Terceiro requisito: estar convicto de que a TV Globo é cúmplice de tudo isso. A emissora é arquirrival do atual presidente e é contra a qual ele dirige maior parte das críticas e ofensas. Uma foto de Lula com a socióloga Janja, esposa dele, foi utilizada para afirmar que o petista tem cinco dedos. E tem, mas na mão direita, usada na publicação, não na esquerda. A foto foi feita em um espelho, o que naturalmente inverte a percepção.
Conforme o "Fato ou Fake", do portal de notícias G1, a foto aparece aos 14min01seg de uma entrevista que a companheira de Lula concedeu ao "Fantástico" que foi ao ar em 13 de novembro. A foto foi publicada em 27 de outubro de 2021. A nova fake news não contém nenhuma elaboração. Exceto a cirurgia, não se vale de um dado da realidade para, a partir dele, exagerar, omitir ou criar algum acontecimento. As postagens são compartilhadas em territórios online nos quais apoiadores do atual presidente interagem entre si.
No YouTube, sob título de "Sósia do Lula", vídeo no canal de Mário Villas Boas tem a seguinte descrição: "Como mencionei num vídeo anterior, alguém esta-se fazendo passar por Lula em aparições públicas. Alguns alegam que o verdadeiro Lula estaria morto. Não temos confirmação oficial disso. Mas há um impostor se fazendo passar por ele." A ausência de confirmação não o impede de ser tão categórico. Incrível. Considerando a parcela de espertos e a parcela dos que acreditam nas "espertezas": tem ou não tem jeito de seita? O Tribunal Superior Eleitoral precisa agir em relação à postagem e ao quadro geral de mentiras.
Em nota enviada à coluna, a assessoria de comunicação de Lula afirmou: "É uma história absurda, que não faz nenhum sentido. Mais um lamentável processo de manipulação e desinformação dos bolsonaristas, inconformados de terem perdido a eleição."
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.