Logo O POVO+
Em live com Moroni, RC destaca importância de parceria entre Estado e Prefeitura
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Em live com Moroni, RC destaca importância de parceria entre Estado e Prefeitura

Transmissão acabou tendo mais clima de divulgação positiva de ações da gestão, além de demonstrações da boa relação entre o prefeito e seu vice

Voltando a repetir estratégia que foi um dos pilares de sua campanha em 2012, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) destacou nesta sexta-feira, 7, importância de que o próximo prefeito de Fortaleza seja alguém alinhado com o governador Camilo Santana (PT).

“Eu vejo aí pelo Brasil lugar onde o governador está indo para um canto, e o prefeito para outro. E quem paga o preço pela disputa política é o povo. Quando as vaidades estão de lado e o trabalho é feito junto, a gente acaba conseguindo construir muito mais”, disse o prefeito, durante transmissão ao vivo com o vice-prefeito Moroni Torgan (DEM).

O prefeito destacou que foi graças a sua parceria com Camilo, por exemplo, que a gestão pode desenvolver projetos como as torres de segurança da Guarda Municipal. “Esse trabalho envolve as torres, envolve integração da Guarda com a polícia Militar, tudo isso ganha vantagem importante com esse ambiente de integração entre os entes”, disse.

Em 2012, quando disputou eleição contra Elmano de Freitas (PT), RC fez campanha baseada em sua proximidade com o então governador Cid Gomes (PDT). À época, a campanha do hoje prefeito falava que, caso vencesse, Elmano teria problemas em manter diálogo com o governo. O discurso foi muito criticada pela então prefeita Luizianne Lins (PT).

A transmissão, que prometia explicações sobre o Plano Municipal de Segurança Pública, acabou tendo mais clima de divulgação positiva de ações da gestão, além de demonstrações da boa relação entre o prefeito e seu vice. Durante os cerca de 58 minutos de vídeo, foram vários os agradecimentos e elogios mútuos trocados entre os gestores.

O ponto central da conversa acabou sendo a própria instalação das células de proteção comunitária da Prefeitura de Fortaleza – as famosas torres operadas pela Guarda Municipal instaladas em oito pontos de altos índices de violência na cidade. Segundo Moroni, a chegada dos equipamentos provocou significativa melhora nos indicadores de segurança nas regiões.

“Tinha lugares onde nós tínhamos trinta homicídios por mês, que caíram para três agora neste último mês. Claro que ainda é muito, se for uma já é muito, mas é claro que é uma queda muito importante”, diz, destacando ainda mudanças de qualificação promovidas na Guarda Municipal.

A sinalização de parceria entre RC e Moroni tem também significados políticos: desde o ano passado, o principal pré-candidato da oposição, Capitão Wagner (Pros), tem tentado atrair o DEM para seu arco de alianças na disputa.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?