Logo O POVO+
Chefe da PGJ diz que ação do Ceará contra motim evitou escalada em outros estados
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Chefe da PGJ diz que ação do Ceará contra motim evitou escalada em outros estados

Manuel Pinheiro diz que "ação criminosa" de amotinados fez "crescer a violência e insegurança" no Ceará
MANUEL Pinheiro foi reconduzido ao cargo de PGJ (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita MANUEL Pinheiro foi reconduzido ao cargo de PGJ

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, foi reconduzido nesta quinta-feira, 6, para novo mandato à frente do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Na cerimônia, o procurador-geral destacou uma série de crises administradas pelo órgão nos últimos anos, com destaque para o motim de policiais militares de fevereiro de 2020.

“Nós superamos grandes desafios, cumprimos nossas funções com muita competência”, disse Pinheiro. “Na hora em que uma paralisação das forças militares fez crescer a violência e insegurança no nosso Estado. Na hora em que a ação criminosa de amotinados colocou em risco o livre e regular funcionamento dos serviços públicos e das instituições, o MP cumpriu o seu papel de defensor da ordem jurídica e do regime democrático”, continua.

O procurador-geral de Justiça destacou ainda participação do órgão na articulação que solucionou o impasse entre governo e amotinados. “O MP atuou de forma proativa, ajudando a construir uma solução dialogada para o impasse. Solução essa que foi construída após muitas e muitas reuniões entre os três Poderes, reuniões tensas e sob olhares apreensivos e aflitos de todo o País”, afirma.

Manuel Pinheiro destacou ainda que a atuação do poder publico do Ceará em conter o motim ainda evitou uma “escalada de crises” semelhantes em diversos outros estados. “A gestão daquela crise serviu de exemplo para todo o País e evitou que outras paralisações acontecessem em outros estados. Não tenho dúvida em afirmar que a atuação do MP não apenas ajudou a restaurar a ordem pública e a paz social do Ceará, como evitou uma escalada de crises semelhantes em outros estados”, disse.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?