Logo O POVO+
PT atrai prefeitos de PDT, PMB, PL, Republicanos, PSB, PCdoB e até Psol; veja lista
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

PT atrai prefeitos de PDT, PMB, PL, Republicanos, PSB, PCdoB e até Psol; veja lista

Migração envolve prefeitos que vão desde três gestores do PL de Jair Bolsonaro ao único chefe de Executivo eleito pelo Psol no Ceará
Migrações foram articuladas pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo deputado José Guimarães (PT) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Migrações foram articuladas pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo deputado José Guimarães (PT)

O PT do Ceará fará nesta quinta-feira, 13, um ato de filiação que confirmará o ingresso de 12 novos prefeitos de municípios cearenses na legenda. Com a entrada de gestores de diversos partidos, que vão do PL de Jair Bolsonaro ao Psol, a sigla se tornará a segunda maior força política do Estado, passando de 17 para 29 prefeitos.

Com essa mudança, apenas o PDT terá número maior de prefeituras, com 67 comandos municipais. Atualmente segunda maior força política do Ceará, o PSD do ex-vice-governador Domingos Filho passará para a terceira posição, com 26 prefeitos.

Segundo uma relação confirmada por dois dirigentes do PT Ceará, migrações envolvem quatro prefeitos do PDT, três do PL, um do MDB, um do PSB, um do PCdoB, um do Republicanos e até Edson Veriato (Psol), prefeito de Potengi e único gestor municipal eleito pelo Psol nas eleições de 2020.

As migrações foram articuladas pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo deputado José Guimarães (PT). Um dos principais "atrativos" para a filiação foram tanto a boa avaliação do governador de olho nas pesquisas de opinião quanto a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado. Tudo foi combinado com o estrategista maior do PDT no Ceará, senador Cid Gomes.

Confira a relação dos prefeitos que migrarão para o PT nesta quinta-feira, 13:

Aratuba: Joerly Vitor (Republicanos)
Campos Sales: João Luiz (PDT)
Cariús: Wilamar Palacio (PL)
Choró: Marcondes Jucá (PL)
General Sampaio: Francisco Cordeiro (PDT)
Ibicuitinga: Franzé Carneiro (PDT)
Jaguaruana: Elias Oliveira (PCdoB)
Jardim: Dr. Aniziario Costa (PSB)
Penaforte: Dr. Rafael Ferreira (MDB)
Potengi: Edson Veriato (Psol)
Saboeiro: Marcondes Ferraz (PDT)
Santana do Acaraú: Francisco das Chagas Mendes (PL)

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?