Logo O POVO+
Soldado expulso da PM apareceu em vídeo sendo carregado por amotinados
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Soldado expulso da PM apareceu em vídeo sendo carregado por amotinados

As imagens, amplamente divulgadas na época das paralisações, foram disseminadas em contexto que insinuava a adesão de novos batalhões da corporação no motim
Militares promovem paralisações em busca por melhorias salariais desde a última terça-feira (Foto Fco Fontenele/ O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Militares promovem paralisações em busca por melhorias salariais desde a última terça-feira (Foto Fco Fontenele/ O POVO)

Expulso da Polícia Militar do Ceará nesta terça-feira, 18, o soldado Gabriel Lima Martins foi protagonista de um dos momentos mais simbólicos do motim de 2020. Segundo comissão que analisou o caso, Gabriel é o militar que apareceu em imagens sendo carregado nos ombros por amotinados durante ocupação do 18º Batalhão da Polícia Militar, em Fortaleza.

No vídeo, o soldado aparece com a farda camuflada do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e é festejado com gritos de “a polícia é uma só” pelos agentes. As imagens, amplamente divulgadas na época, foram disseminadas em um contexto que insinuava a adesão de novos batalhões da corporação no motim.

"Em desprezo à sua unidade especializada e às instituições militares, verifica-se no vídeo da mídia da fl. 14 que sua chegada ao 18º BPM foi aclamada por policiais militares grevistas, tendo sido levado nos braços pelos amotinados”, diz a decisão pela expulsão do soldado, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira.

“Com seu desdém para com a sua missão constitucional, feriu veementemente atributos fundamentais, determinantes da moral militar estadual, como a hierarquia, a disciplina, o profissionalismo, a lealdade, a honra, a honestidade, dentre outros", diz decisão pela expulsão do soldado” continua a comissão processante.

Em sua defesa, Gabriel Lima Martins argumenta que, após o término do motim, foi diagnosticado com transtorno bipolar. Ele afirma ainda que, na época das paralisações, já passava por problemas psicológicos graves.

"Embora o acusado tenha alegado que já sofria com problemas psicológicos desde período anterior ao movimento grevista, os oficiais comandantes ouvidos como testemunhas nada relataram acerca de alterações do acusado durante seus serviços. Ao contrário disso, elogiaram a conduta do militar acusado, nada se pontuando sobre prejuízos no serviço ou restrições na autodeterminação do acusado”, diz a decisão.

O soldado terá até dez dias para recorrer da decisão. Integrante do Batalhão de Choque, ele foi o oitavo militar excluído da corporação por participação no motim.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?