Logo O POVO+
Petistas minimizam ato de Luizianne e Zé Airton por candidatura própria
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Petistas minimizam ato de Luizianne e Zé Airton por candidatura própria

Lideranças do partido destacam que decisão ainda passará por amplo debate no Estado e está longe de ter qualquer definição
Manifestação contra Jair Bolsonaro no Centro de Fortaleza. Deputada Luizianne Lins (PT) (Foto: Yago Albuquerque / Especial para O Povo)
Foto: Yago Albuquerque / Especial para O Povo Manifestação contra Jair Bolsonaro no Centro de Fortaleza. Deputada Luizianne Lins (PT)

Lideranças do PT Ceará minimizaram ato marcado para esta quinta-feira, 27, pelos deputados Luizianne Lins (PT) e Zé Airton Cirilo (PT) em defesa da tese de candidatura própria do partido para o Governo do Ceará. Para lideranças petistas, o assunto não será decidido até a realização de encontros da sigla no plano estadual.

“A tomada de decisão no PT ocorre sempre através de encontros, reuniões e seminários. A conjuntura nacional e as definições partidárias – até final de março – trarão impactos. Por isso, temos que aguardar fatores nacionais como, por exemplo, como ficará a questão da federação partidária e a definição do vice do Lula”, pondera o deputado Acrísio Sena (PT).

“É necessário também, como venho alertando, realizar debates nas macrorregiões do Ceará para dialogar com a militância do partido. Ouvir todos os diretórios, correntes e setoriais, do campo e da cidade. Não podemos antecipar uma decisão tão importante sem levar em consideração essas condicionantes. Qualquer tentativa de impor uma tese, seja de candidatura própria ou aliança, deverá aguardar esses desdobramentos”, reforça.

Outro membro do Diretório Estadual do PT ouvido pela coluna minimizou a questão, lembrando que, a preço de hoje, Luizianne e Zé Airton são vozes isoladas dentro do partido. Ele destaca que posicionamentos recentes do governador Camilo Santana (PT) e do deputado José Guimarães (PT), maiores lideranças da sigla no Estado, são sempre pela manutenção da aliança entre PT e PDT no Estado.

Com mote “PT lá é cá”, Luizianne e Zé Airton realizarão um ato nesta quinta-feira, 27, em defesa da candidatura própria do PT ao Governo do Ceará. O evento foi agendado após o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltar a fazer crítica contra o partido e contra o ex-presidente Lula (PT) em recente ato de lançamento de sua pré-candidatura à Presidência.

“Teremos que esperar os encontros de tática eleitoral do partido – só assim podemos alcançar uma decisão democrática sobre essa questão!”, pontua Acrísio Sena.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?