Logo O POVO+
Moro atribui queda de homicídios no Ceará a sua gestão como ministro
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Moro atribui queda de homicídios no Ceará a sua gestão como ministro

Apesar de destacar não ter sido o único fator responsável pela queda, o ex-ministro destacou que sua gestão deu contribuições decisivas para redução de 50% em homicídios ocorrida em 2019
Pré-candidato a presidente da República, Sergio Moro (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Pré-candidato a presidente da República, Sergio Moro

De viagem ao Ceará, o pré-candidato a presidente Sergio Moro (Podemos) atribuiu nesta terça-feira, 8, a redução de homicídios registrada em 2019 no Estado como, entre outros fatores, fruto de sua gestão como ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL).

“Foi tudo resultado da atuação do Ministério da Justiça? Não. Mas tenho certeza que essa articulação (conduzida pela pasta) contribuiu para essa queda”, disse, durante almoço com integrantes do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em Fortaleza.

Em 2019, o Ceará teve a maior queda de homicídios da década, com 50% de redução nas mortes provocadas por crimes violentos, que passaram de 4.518 casos em 2018 para 2.257 em 2019. Moro permaneceu à frente do Ministério da Justiça e da Segurança Pública entre 1º de janeiro de 2019 – início do governo Bolsonaro – a 24 de abril de 2020.

Para Moro, a queda teve relação direta com diversas ações da pasta. “Quando teve a crise de segurança no Ceará e o governador pediu socorro, a gente agiu rapidamente, mandou a Força Nacional de Segurança. Mandamos também uma força de intervenção penitenciária, ajudando a arrumar os presídios. Mandamos fazer uma reestruturação da Polícia Rodoviária Federal, transferimos lideranças para presídios federais”, diz.

“E a gente teve resultado. E, em 2019, o Ceará teve uma queda abrupta dos indicadores criminais”, diz. Em campanha para presidente, Moro promete, caso eleito, continuar ações de combate á violência, em especial com combate ao crime organizado.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?