Logo O POVO+
União Brasil continua em disputa no Ceará, dizem Cid e Chiquinho
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

União Brasil continua em disputa no Ceará, dizem Cid e Chiquinho

Presentes em evento com Camilo, os senadores destacaram que a base aliada ainda reivindica o comando local do novo partido
Cid Gomes: Sarto tem que trabalhar (Foto: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Cid Gomes: Sarto tem que trabalhar (Foto: Fabio Lima/O POVO)

Com criação confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana, o União Brasil – partido resultado da fusão entre PSL e DEM – segue sem liderança no Ceará. Segundo os senadores Cid Gomes (PDT) e Chiquinho Feitosa (União Brasil), o comando local da sigla segue em disputa entre Chiquinho e o deputado federal Capitão Wagner (Pros).

“A gente aguarda a definição. Tenho mantido contato com o ACM Neto, conversado com os dirigentes do partido e aguarda a definição. Eu não tenho cantado vitória, mantenho meus contatos e gostaria muito de me manter como presidente”, disse Chiquinho nesta quinta-feira, 10, durante participação em ato ao lado do governador Camilo Santana (PT).

O comando da sigla, que já nasce como um dos maiores partidos do Brasil, é fundamental para a estratégia eleitoral de base e oposição na eleição deste ano no Ceará. Hoje com 81 deputados (o número deverá mudar após uma série de filiações e desfiliações previstas), o partido terá direito a expressiva cota do Fundo Eleitoral e do tempo de rádio e TV.

No cerne da disputa, está o fato de Chiquinho, que comandava o DEM cearense, ser aliado do bloco do PT e PDT no Estado. Já Wagner, que indicava o líder do PSL local e faz parte da oposição a Camilo, pretende disputar o Governo do Ceará pelo partido.

Nas últimas semanas, Capitão Wagner chegou a afirmar que teria garantido com o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, o comando do partido. Chiquinho e Cid Gomes, no entanto, negam a afirmação e dizem que a disputa continua.

“União Brasil é a fusão de dois partido, DEM e PSL. O Dem é presidido aqui pelo Chiquinho, que é nosso parceiro. Já o PSL, o único deputado que tem hoje é o Heitor (Freire), e o Heitor diz que fica de qualquer jeito no partido, mas que torce para o Chiquinho. Então nós temos isso ao nosso favor, e o Chiquinho está sendo a pessoa que está trabalhando com as lideranças nacionais. Espero que dê certo”, diz Cid Gomes.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?