Logo O POVO+
José Guimarães: "Ceará já está resolvido"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

José Guimarães: "Ceará já está resolvido"

Deputado José Guimarães foi enfático ao fechar questão na manutenção da aliança de seu partido com o PDT dos Ferreira Gomes
Tipo Opinião
 Deputado Guimarães (PT)  (Foto: pablo valadares)
Foto: pablo valadares  Deputado Guimarães (PT)

.

Principal liderança do PT no Ceará, o deputado federal José Guimarães é curto e grosso ao falar sobre a posição do partido nas eleições de 2022 no Estado: "O Ceará já está resolvido". Dentro do atual contexto, a frase do líder petista praticamente confirma a tese de manutenção da aliança local entre PT e PDT, com a indicação do candidato a governador ficando a cargo do grupo de Cid e Ciro Gomes (PDT).

Na última semana, Guimarães esteve em São Paulo em eventos ao lado do ex-presidente Lula (PT). Nas conversas, o deputado garante que o assunto Ceará sequer entrou em pauta. "Nossa preocupação é com o Brasil. O Ceará já está resolvido". O encontro teve participação de diversas personalidades das artes, como a cantora Maria Rita.

Camilo em alta

Importante destacar: há menos de dez dias, Lula concedeu entrevista a uma rádio cearense destacando que o PT nacional não deverá intervir nas posições do partido no Ceará. Com muitos elogios a Camilo Santana (PT), o presidenciável petista destacou que cabe ao governador escolher seu candidato a sucessor.

"Camilo tem que fazer a política que é conveniente para o estado do Ceará. Eu acho que ele pode compor, não sei com quem ele vai compor", diz Lula. Por outro lado, o ex-presidente destaca que Camilo deverá também "convencer" o partido da escolha. "Acho que ele pode compor, não sei com quem ele vai compor. Sei que ele vai ser candidato ao Senado, vai escolher o candidato para sucedê-lo e que será uma pessoa que confia. Se ele confia, precisa convencer o PT a confiar e aí nós estaremos juntos", diz.

Luizianne e Airton em baixa

A fala de Lula acaba sendo um verdadeiro "banho de água fria" nos planos dos deputados Luizianne Lins e Zé Airton, hoje vozes minoritárias no PT na defesa de que o partido rompa com o PDT local e lance candidato próprio à sucessão de Camilo. No início do mês, o grupo dos parlamentares chegou até a fazer um ato público com militantes sobre o tema, que apostava todas as fichas em uma possível intervenção nacional do PT no Ceará em prol de uma candidatura com palanque único para Lula no Estado.

Wagner em Israel

Pré-candidato ao Governo do Ceará, o deputado Capitão Wagner (Pros) viajou na última semana a Israel, onde cumpriu roteiro religioso que incluiu renovação de seus votos de casamento. A viagem integra comitiva organizada pelo deputado Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas), atualmente em conversas para integrar a base de Wagner na eleição de 2022. Apesar do diálogo com o opositor, Luiz Henrique também possui hoje conversas em andamento com grupos da base aliada de Camilo Santana (PT).

Em janeiro deste ano, o deputado, que é líder da Igreja do Senhor Jesus Cristo, recebeu inclusive visita de Ciro Gomes (PDT) e do ex-presidenciável Cabo Daciolo (PDT) em um culto em Fortaleza. Mais recentemente, Luiz se reuniu com o líder do PSD no Ceará, Domingos Filho. "A realização de um sonho! 21 anos de casados e estamos renovando os nossos votos na Terra Santa, ao lado do Mar da Galileia", divulgou Capitão Wagner nas redes sociais.

Votos renovados

"Vamos casar de novo do lado do mar da Galileia, um motivo de satisfação e alegria para nós poder renovar nossos votos, reafirmar nosso compromisso com Deus", continua. Na manhã desta sexta-feira, o deputado divulgou uma série de imagens no Monte das Oliveiras, onde Jesus celebrou um dos principais sermões registrados na Bíblia Sagrada. A visita foi acompanha por um culto de orações celebrado por Luiz Henrique.

A viagem para Israel já é uma "tradição" entre membros da Igreja do Senhor Jesus. Todos os anos, Luiz Henrique organiza uma comitiva que visita alguns dos principais pontos ligados à fé cristã em Israel e países próximos. Em anos passados, o roteiro da excursão incluía inclusive uma passagem em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?