Logo O POVO+
O último mês do governo Camilo; o que vem por aí
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

O último mês do governo Camilo; o que vem por aí

Na reta final do seu governo, caso se afaste para disputar o Senado, governador Camilo Santana intensifica agenda de inaugurações na companhia da vice Izolda Cela
Tipo Opinião
Governador Camilo Santana e vice, Izolda Cela, intensificam agenda de inaugurações (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Governador Camilo Santana e vice, Izolda Cela, intensificam agenda de inaugurações

Caso as coisas sigam o rumo planejado pela base aliada, o governador Camilo Santana (PT) terá agora em março o último mês de seus quase oito anos de gestão. Seguindo prazos previstos pela Justiça Eleitoral, o governador precisará, caso confirme disputa ao Senado Federal, renunciar ao mandato até 2 de abril.

Nos bastidores da política cearense, o clima já é de expectativa pela posse da vice-governadora Izolda Cela (PDT), que deverá concluir os últimos meses da gestão. Nas últimas semanas, ela tem despontado como "candidata natural" à sucessão de Camilo, em tese que será confirmada (ou não) com base no desempenho dela no cargo.

Agenda cheia

No que será muito provavelmente seu último mês de governo, Camilo deve manter agenda intensa de viagens pela Região Metropolitana de Fortaleza e por todo o Interior do Estado. A ideia é manter a atual agenda diária de assinaturas de ordens de serviço, inaugurações de obras, lançamento de programas e visitas a ações do governo em andamento.

Nesta quinta-feira, 3, a agenda terá direito a visita à praia do Cumbuco, na Caucaia, onde o governador assinará ordem de serviço de uma ação de esgotamento sanitário. Já na sexta-feira, ele lançará o programa Malha D'água - de distribuição de água - em Fortaleza, em cerimônia no Palácio da Abolição, e fará uma série de inaugurações em Horizonte.

Já o roteiro de fim de semana inclui viagens ao Interior, incluindo inaugurações nos municípios de Bela Cruz, Farias Brito e Assaré. No domingo, o governador assina ordens de serviço em Santana do Cariri. Todos os eventos devem ser acompanhados pela vice-governadora Izolda Cela e diversas outras lideranças locais.

Wagner batizado

Pré-candidato ao Governo do Ceará, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) foi batizado com a esposa, Dayany Bittencourt, nas águas do Rio Jordão, em Israel. A cerimônia, que foi conduzida pelo pastor evangélico e deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas), foi divulgada nas redes do deputado no último fim de semana.

"Às margens do rio Jordão, mais um momento especial da nossa viagem para compartilhar com vocês", escreve Wagner. Nas imagens, Wagner e a esposa aparecem sendo levados às águas do rio por Apóstolo Luiz Henrique.

Em 2016, a mesma cerimônia foi celebrada no Rio Jordão pelo então deputado federal Jair Bolsonaro, em batismo conduzido pelo pastor Everaldo Pereira. Na época, Bolsonaro se preparava para a campanha presidencial de 2018.

Terra Santa

Líder da oposição no Ceará, o deputado Capitão Wagner (Pros) está de viagem a Israel, onde realiza um roteiro religioso que inclui renovação de seus votos de casamento. A viagem integra comitiva organizada pelo deputado Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas), atualmente em conversas para integrar a base de Wagner na eleição de 2022.

Apesar do diálogo com o opositor, Luiz Henrique também possui hoje conversas em andamento com grupos da base aliada de Camilo Santana (PT). Em janeiro deste ano, o deputado, que é líder da Igreja do Senhor Jesus Cristo, recebeu inclusive visita de Ciro Gomes (PDT) e do ex-presidenciável Cabo Daciolo (PDT) em um culto em Fortaleza. Mais recentemente, Luiz se reuniu com o líder do PSD no Ceará, Domingos Filho.

Leia também | Capitão Wagner vai a Israel com pastor deputado que recebeu Ciro em igreja

Um rápido descanso

Peço agora licença ao leitor para um comunicado: durante o mês de março, o colunista entrará em período de férias. A ideia é voltar em abril com as energias carregadas, até por conta do período eleitoral que se avizinha. Até a volta, não vai faltar assunto.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?