Logo O POVO+
Izolda e RC já "dividem" aliados abertamente
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Izolda e RC já "dividem" aliados abertamente

Uma das posições mais incisivas ocorreu no último fim de semana, divulgada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Adail Júnior (PDT), que defendeu Roberto Cláudio (PDT) como candidato do partido e chega a chamar Izolda Cela de "petista" como uma forma de minimizar sua possível candidatura
Tipo Opinião
VEREADOR Adail Júnior: crítica ao diretório estadual do PDT (Foto: cmfor)
Foto: cmfor VEREADOR Adail Júnior: crítica ao diretório estadual do PDT

Antes mais restrita aos bastidores e às conversas de corredores, a divisão interna entre a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito Roberto Cláudio pelo posto de candidato do PDT à sucessão de Camilo Santana (PT) fica cada dia mais pública. Atualmente, os dois disputam a posição ao lado do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, e do deputado federal Mauro Filho, com definição prevista apenas para julho e agosto. Izolda e RC, no entanto, têm dominado no "boca a boca" entre pedetistas e integrantes de siglas aliadas, com declarações públicas de apoio se intensificando nos últimos dias.

Uma das posições mais incisivas neste sentido ocorreu no último fim de semana, divulgada pelo vereador Adail Júnior (PDT) nas redes sociais. Em vídeos divulgados na sexta-feira e no domingo, o pedetista - que é vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza - defendeu Roberto Cláudio (PDT) como o futuro candidato do partido. Nas imagens, o parlamentar chega inclusive a chamar Izolda de "petista" como uma forma de minimizar sua possível candidatura pelo partido.

"Lembrando o que aconteceu em 2012, quando era a vez do PT de indicar o candidato a prefeito de Fortaleza, ele disse o que? Disse 'quem indica somos nós, não tem interferência não', e botaram o Elmano (Freitas, hoje deputado estadual). E eles tinham razão, tinha que ser quem eles queriam mesmo. Só que agora estamos em lados opostos nisso, agora nós pedetistas que temos que colocar quem a gente quer ali, tem negócio de ouvir o PT não", diz o vereador, que questiona ainda uma possível "subordinação" do PDT ao PT.

Racha interno

A fala ocorreu horas após o jornal Valor Econômico publicar uma reportagem apontando um possível "veto" do PT cearense a uma indicação de Roberto Cláudio. Na matéria, que destaca a preferência petista por Izolda, o deputado federal José Guimarães (PT) chega inclusive a avaliar como uma possibilidade o rompimento entre petistas e pedetistas. "A depender desse nome e do caminho que o PDT escolher, evidentemente que o PT pode até discutir candidatura própria. Não vai manter uma aliança a ferro e fogo. O PT não vai para qualquer aventura", disse o petista.

A fala é contestada por Adail. "Eu fico desconfiado, muito preocupado com essa imposição do PT. Eu tenho até uma desconfiança muito grande do sangue que corre na nossa governadora Izolda. Então essa declaração do Guimarães significa o que para mim? Que ela é petista", diz, destacando ainda Roberto Cláudio como candidato natural do PDT. "O Roberto está passando por uma prova de fogo que ele nem merece passar", diz.

Cartas na mesa

Até então, a disputa entre Izolda e RC ficava mais no campo do "fair play", com toda declaração sobre o tema sendo sempre regada a elogios a todos os quatro pré-candidatos do partido. Com a aproximação da data-limite para a definição das candidaturas, no entanto, o racha tende a ficar mais explícito. Neste sentido, vale lembrar até que o prefeito José Sarto (PDT) declarou, no início de março, apoio à candidatura de Roberto Cláudio ao governo. A briga vai longe.

Eunício, Lula e 3ª via

O ex-senador Eunício Oliveira (MDB) receberá hoje, em sua residência em Brasília, o ex-presidente Lula (PT) para um jantar. O evento foi divulgado pela coordenação da campanha do petista à Presidência e deve contar com a presença de diversas lideranças do MDB e outros partidos aliados. Pré-candidato a deputado federal na disputa deste ano, o emedebista tem apostado na aproximação com o ex-presidente para a campanha.

Já Lula não esconde o interesse em buscar o apoio do MDB para seu palanque, inclusive tentando desidratar uma possível candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto antes mesmo de ela sair do papel. A tese já ganhou seguidores na alta cúpula do emedebismo, incluindo o senador Renan Calheiros (AL).

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?