O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Professor da pós-graduação em economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o deputado federal Mauro Filho (PDT) fez previsão nesta quarta-feira, 22, de novo aumento em cerca de 9,34% no preço de combustíveis até o dia 29 ou 30 de julho deste ano.
Esta já é a segunda previsão do tipo feita pelo deputado, considerado o “número um” da equipe de Ciro Gomes (PDT) na área de economia. Em maio, Mauro Filho disse que seria anunciado em junho um aumento de 11,2% no setor.
O prognóstico acabou se confirmando, com anúncio na última sexta-feira, 17, de reajuste de 14,26% no preço do diesel. “Eu sabia que teria que ter isso, só pelas tabelas que tenho apontando a defasagem dos preços praticados com o valor do dólar”, explica.
“Quando eu fiz essa primeira previsão na Câmara, a base do governo veio toda para cima de mim, disse que não tinha nada disso. E agora já tivemos esse em junho, mas ainda vamos ter outro em julho, podem anotar”, diz.
Segundo o deputado, os reajustes são previsíveis porque a Petrobras “insiste” em manter o sistema de paridade dos preços de combustíveis com o mercado internacional. A prática tornaria sem eficácia para o consumidor medidas, por exemplo, como a de cortes no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.