Logo O POVO+
Ronivaldo diz que não recorrerá de expulsão do PT, mas que continuará com "vida política"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Ronivaldo diz que não recorrerá de expulsão do PT, mas que continuará com "vida política"

Expulso do partido após ser preso em flagrante por tentativa de feminicídio, o vereador se disse vítima de "justiçamento" e de um "tribunal do cancelamento"
Ronivaldo Maia ao discursar no retorno à Câmara (Foto: Reprodução / TV Fortaleza)
Foto: Reprodução / TV Fortaleza Ronivaldo Maia ao discursar no retorno à Câmara

Uma semana após ser expulso do PT, o vereador Ronivaldo Maia anunciou nesta quarta-feira, 29, que não deverá recorrer da decisão da sigla. O parlamentar, preso em novembro passado acusado de tentativa de feminicídio, se disse ainda vítima de “justiçamento” e de um “tribunal do cancelamento” no caso, mas afirma que seguirá “vida política”.

“Mesmo não concordando com a decisão do PT, não vou recorrer. Não é minha intenção medir forças com o partido, continuarei tendo no PT a mais respeitosa referência e reafirmo a minha tarefa militante de trabalhar incansavelmente para eleger Lula presidente”, disse o vereador, que se disse ainda “profundamente” triste com a decisão tomada pelo partido.

“Todos sabem que eu militei a vida inteira nesse partido. Considero injusto que o PT não tenha esperado o resultado do processo judicial para tomar uma decisão definitiva. Companheirismo e luta não coadunam com ‘justiçamento’ e aniquilação das pessoas. Infelizmente fui condenado com base no apelo midiático e não em fatos”, afirmou o petista.

O agora ex-petista ainda destacou que, apesar da expulsão, seguirá com “vida militante e política” e que trabalhará “incansavelmente” pela eleição de Lula (PT) à Presidência. “Vou continuar tocando com responsabilidade e dedicação o mandato que foi confiado a mim (...) vou continuar minha vida militante e política, como tenho feito há quase 4 décadas”.

Tentativa de feminicídio

Ronivaldo Maia foi preso em flagrante em novembro do ano passado após avançar com um automóvel sobre uma mulher em Fortaleza. Como o parlamentar possuía um relacionamento com a vítima, o suposto crime foi tipificado como tentativa de feminicídio tanto pela delegada da Mulher quanto pelo representante do Ministério Público responsáveis pelo caso.

O vereador, que ainda responde pela acusação na Justiça, chegou a passar dois meses preso, somando cinco meses afastado do cargo. Antes de o caso ter sigilo decretado pela Justiça, a defesa do parlamentar se manifestou nos autos afirmando que não houve intenção de matar e que o episódio teria sido apenas um acidente em meio a uma discussão com a vítima.

Na manhã desta quarta-feira, o vereador classificou o caso como um “espetáculo midiático” e voltou a afirmar que “não é nem nunca foi” um agressor. “A narrativa propagada massivamente pela mídia surgiu a partir de uma acusação equivocada de tentativa de feminicídio. Essa acusação foi baseada em elementos insuficientes para sustentá-la e permitiu toda essa espetacularização criada. Ser figura pública ocasionou tal apelo midiático”.

O caso de Ronivaldo “rachou” o Diretório Estadual do PT Ceará, com votação sobre a expulsão do vereador terminando em 26 votos a favor e 26 contra. Por conta do empate, o presidente estadual do partido, Antônio Filho, deu voto de Minerva pela expulsão do parlamentar. Sessão da votação foi tensa e longa, com diversas manifestações duras de mulheres do partido.

“Aprendi que não importa toda uma vida de dedicação, entrega e cuidado com as causas sociais e com as pessoas. Não importa o quanto você acertou. No tribunal do cancelamento e do espetáculo midiático, um desvio é suficiente para aniquilar uma vida inteira”, diz Ronivaldo.

%MCEPASTEBIN%

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?