Logo O POVO+
Vereadores aliados a RC se revezam em críticas a Izolda na Câmara
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Vereadores aliados a RC se revezam em críticas a Izolda na Câmara

Parlamentares da base de José Sarto criticaram obras de responsabilidade do Estado e elogiaram gestão de RC na Prefeitura
FORTALEZA,CE,BRASIL, 18-01-2017: Emanuel Acrizio, Vereador. Entrevista na Câmara Municipal. (Mariana Parente/ Especial para O POVO) (Foto: MARIANA PARENTE)
Foto: MARIANA PARENTE FORTALEZA,CE,BRASIL, 18-01-2017: Emanuel Acrizio, Vereador. Entrevista na Câmara Municipal. (Mariana Parente/ Especial para O POVO)

No último dia de trabalhos antes do recesso parlamentar de julho, sessão desta quinta-feira, 30, da Câmara Municipal de Fortaleza foi marcada por diversos pronunciamentos com críticas diretas à governadora Izolda Cela (PDT), parte delas partindo inclusive de integrantes da base de José Sarto (PDT) na Casa.

Logo em uma das primeiras falas, o vereador Emanuel Acrízio (PP) subiu à tribuna para criticar andamento da reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará, tocada pelo Governo do Estado. Exibindo um vídeo editado com vários problemas na obra, ele chegou a sugerir que a responsabilidade da intervenção seja transferida para a Prefeitura de Fortaleza.

“Entregue essa obra para o melhor prefeito dessa cidade, que é o Sarto”, diz. Depois, o vereador ainda citou disputa interna entre Izolda e o ex-prefeito Roberto Cláudio pela candidatura do PDT ao Governo. “Parece que a senhora quer que o Roberto Cláudio toque essa obra. Quem fez muita obra na Prefeitura, foi uma máquina para fazer obra, foi ele”.

Logo após fala de Acrizio, o vereador Wander Alencar (Rede) “revezou” com o colega e subiu à tribuna para criticar outra obra semelhante, desta vez no bairro Curió. No pronunciamento, o parlamentar também fez críticas à governadora, comparando a gestão estadual com o governo de Roberto Cláudio em Fortaleza.

“Ouvindo aqui o pronunciamento do meu amigo Emanuel, lembrei de uma grande dificuldade que a gente tá passando lá no Curió. Lá tem uma praça igual a essa aí, coincidentemente uma das poucas praças que não foi reformada na gestão do Roberto Cláudio. E não foi reformada por quê? Porque a reforma estava com o Governo do Estado”.

Mais cedo, o vereador Adail Júnior (PDT) também havia citado a questão interna do PDT, mas destacando mais diretamente o componente político da disputa. Na fala, Adail – que tem virado uma espécie de “escudeiro” de Roberto Cláudio na Casa – voltou a defender que o ex-prefeito seja o candidato governista, criticando pressões pró-Izolda do PT.

Polarização interna

Assim como no caso de Acrizio e Wander, as críticas não foram rebatidas por outros vereadores da base. O embate representa bem atual quadro de polarização interna entre pedetistas e aliados no Ceará para a escolha do candidato do PDT ao governo.

Nos últimos meses, a Câmara Municipal tem se destacado como "foco" de aliados de Roberto Cláudio, enquanto integrantes da Assembleia Legislativa têm demonstrado maior preferência pela candidatura de Izolda. 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?