Logo O POVO+
Ipespe: Elmano larga atrás, mas tem maiores "eleitores" e disputa é longa
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Ipespe: Elmano larga atrás, mas tem maiores "eleitores" e disputa é longa

Estratégia de associar Elmano a Lula e Camilo Santana deve dar o tom da campanha do petista no 1º turno
Candidatos ao governo do Estado em 2022: Capitão Wagner, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas  (Foto: Montagem)
Foto: Montagem Candidatos ao governo do Estado em 2022: Capitão Wagner, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas

Entre os vários cenários indicados pela pesquisa Ipespe divulgada nesta quinta-feira, 4, pelo O POVO, um que chama a atenção é a tendência de polarização entre Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT) no 1º turno. Segundo o levantamento, Capitão Wagner (UB) tem 38% das intenções de voto, seguido por RC com 28% e Elmano com 13%.

Embora largue atrás, os números não são, em primeiro momento, notícia de todo ruim para o candidato do PT. Oficializada há menos de uma semana, a candidatura de Elmano é hoje fortemente ancorada pelos dois maiores apoios dele na disputa, o ex-governador Camilo Santana (PT) e o ex-presidente e presidenciável Lula (PT).

Desde o anúncio da candidatura de Elmano, o grupo que orbita o petista vem deixando clara a intenção de “marcar pesado” na associação entre Elmano, Lula e Camilo. Ainda que a transferência de votos entre os três não seja garantida – muitos eleitores de Lula votarão em Capitão Wagner no 1º turno, certamente –, é também inegável que Lula e Camilo são os dois eleitores com maior potencial de alavancar candidaturas no Estado.

Para confirmar a tese, basta observar os dados da pesquisa para a Presidência e Senado. Na disputa presidencial, Lula lidera de forma isolada no Ceará, com 55% das intenções de votos. O segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), aparece bem atrás, com 20%. No senado, vantagem de Camilo Santana (PT) sobre os outros candidatos é ainda mais marcante, com ele atingindo índices entre 64% e 66%.

O POVO também realizou levantamentos sobre a influência de presidenciáveis e aliados na disputa estadual. Os números serão divulgados ao longo dos próximos dias.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?