Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe Ceará: Camilo segue "sem adversário" na disputa pelo Senado
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Pesquisa Ipespe Ceará: Camilo segue "sem adversário" na disputa pelo Senado

Com cenário marcado por indefinições em cima do prazo da Justiça, o ex-governador lidera com folga a disputa para o Senado e soma até 66% das intenções de voto
Camilo Santana com o filho José nos braços (Foto: Reprodução/Twitter de Camilo Santana)
Foto: Reprodução/Twitter de Camilo Santana Camilo Santana com o filho José nos braços

Primeira rodada da pesquisa Ipespe para o cenário eleitoral do Ceará mostra que o ex-governador Camilo Santana (PT) segue, até este momento, sem adversário na disputa pela vaga hoje ocupada por Tasso Jereissati (PSDB) no Senado Federal.

Nas duas listas apresentadas com possíveis pré-candidatos a senador, o petista aparece com pontuações que vão entre 64% e 66%. O único outro candidato que pontua em mais de 1% em ambas as litas, Dr. Cabeto (PSDB), atinge índices entre 3% e 4%. O tucano, no entanto, já descartou entrar na disputa pela vaga.

No cenário em que disputa com Cabeto, Inspetor Alberto (PL), Paulo Anacé (Psol) e Carlos Silva (PSTU), Camilo atinge 68% das intenções de votos. Ele é seguido por Inspetor Alberto, com 5%, Dr. Cabeto, com 3%, e Paulo Anacé, com 1%. Nesse cenário, brancos e nulos correspondem a 14% e indeciso 9%.

Já na lista em que disputa com Raimundo Gomes de Matos (PL), Cabeto, Carlos Silva e Paulo Anacé, Camilo atinge 66% das intenções de voto. O ex-governador é seguido por Raimundo, com 4%, Cabeto, com 4%, e por Carlos Silva e Anacé, ambos com 1% caso. Nesse cenário, brancos e nulos são 17% e indecisos 9%.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?