Logo O POVO+
Ipespe: Ciro pode perder pela 1ª vez no Ceará
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Ipespe: Ciro pode perder pela 1ª vez no Ceará

Vencedor no 1º turno do Ceará em 2018, 2002 e 1998, Ciro aparece agora com apenas 11% das intenções de voto, contra 55% de Lula e 20% de Bolsonaro
 Ciro Gomes foi condenado a pagar indenização por danos morais (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Foto: EVARISTO SA / AFP  Ciro Gomes foi condenado a pagar indenização por danos morais

Primeiro levantamento realizado após oficialização de chapas no Ceará, a pesquisa Ipespe para a corrida presidencial divulgada nesta sexta-feira, 5, pelo O POVO aponta vitória de Lula (PT) no Estado já no 1º turno, com 55% das intenções de voto indo para o petista.

O petista é seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 20%. Ex-governador do Ceará e com carreira política marcante no Estado, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fica apenas na terceira colocação, com 11% das intenções de voto.

Caso esse resultado se mantenha até outubro, será a primeira vez que Ciro perde o primeiro turno no próprio Estado. Apesar de nunca ter conseguido chegar ao 2º turno das eleições presidenciais, Ciro tem, historicamente, conseguido obter boas votações no Ceará.

Em 2018, ele liderou o primeiro turno no estado, com 40,95% dos votos, seguido por Fernando Haddad (PT), com 33,12%, e Jair Bolsonaro (à época no PSL), com 21,74%. O mesmo ocorreu no 1º turno de 2002, quando Ciro liderou a disputa no Ceará com 44,49% dos votos, seguido por Lula (PT), com 39,36%, e José Serra (PSDB), com 8,53%.

Ciro também venceu no Ceará no 1º turno de sua primeira candidatura a presidente, ainda em 1998, com 34,23% dos votos. Ele foi seguido por Lula, com 32,84%, e por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que teve 30,30% dos votos.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?