O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Dois deputados do PDT do Ceará foram às redes sociais em solidariedade à governadora Izolda Cela (sem partido) após a gestora anunciar ação judicial contra uma peça da campanha de Roberto Cláudio (PDT) no horário eleitoral gratuito.
Segundo a governadora, inserções veiculadas pelo pedetista estariam repercutindo “mentiras e medidas ardilosas” com “fins eleitoreiros”. Logo após a repercussão do caso, pelo menos dois parlamentares do PDT se manifestaram nas redes sociais.
“Minha solidariedade à governadora Izolda Cela e demais atingidos. As disputas, políticas ou eleitorais, não permitem o vale tudo, há regras na lei e na ética, princípios. Adversário não é inimigo na democracia”, publicou o deputado estadual Salmito Filho (PDT).
O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), também divulgou texto semelhante ao que foi divulgado por Izolda, embora não tenha citado diretamente nenhum nome. “A política deve ser feita com respeito e princípios. Os fins não justificam os meios”.
Evandro e Salmito são integrantes do grupo do PDT mais próximo da governadora Izolda dentro do partido. Os dois já tinham se manifestado em prol da gestora durante disputa interna entre ela e Roberto Cláudio pela indicação pedetista ao Governo do Ceará. Ele próprio um dos pré-candidatos pelo PDT, Evandro chegou inclusive a abrir mão da própria vaga na corrida pedetista para apoiar Izolda.
Na manhã desta quinta-feira, Izolda disse que tomará "imediatamente" medidas judiciais contra propaganda da campanha de Roberto Cláudio com ataques contra ela, o ex-governador Camilo Santana (PT) e o candidato a governador Elmano Freitas (PT).
"Tomei conhecimento, agora, de propaganda da campanha de Roberto Cláudio na TV me atacando covardemente, além de atacar o ex-governador Camilo e o candidato Elmano", diz. Sem detalhar sobre qual ação do pedetista estaria se referindo, Izolda apenas disse "lamentar" o uso de "medidas ardilosas e de mentiras com objetivos eleitoreiros".
Segundo a coluna apurou, a crítica de Izolda diz respeito a inserção da campanha do PDT que destaca decisão da Justiça Eleitoral que suspendeu o repasse de novos convênios pelo Governo do Estado durante o período eleitoral. "Justiça bloqueia convênios do Governo do Estado a prefeituras. Motivo: denúncia de compra de apoio de prefeitos à candidatura de Elmano. Resposta de Camilo, Elmano e Izolda: silêncio", diz o vídeo.
"Será que Quintino Farias tem alguma coisa a dizer?", questiona, ao final, a inserção, em referência ao titular da Superintendência de Obras Públicas do Estado. A gestão, no entanto, tem afirmado que já seguia orientação neste sentido antes mesmo da ordem judicial, liberando recursos apenas para convênios antigos e de obras já em andamento.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.