O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Elmano Freitas (PT) é o candidato a governador do Ceará que colhe as melhores notícias da nova rodada da pesquisa Ipespe, divulgada nesta quinta-feira, 22, pelo O POVO. Mantendo tendência de única candidatura em crescimento, o petista “descolou” pela primeira vez de Roberto Cláudio (PDT) e vai se confirmando como adversário de Capitão Wagner (UB) no 2º turno.
Pelo cenário apontado pelo Ipespe, Wagner continua líder isolado na disputa, atingindo 37% das intenções de voto. Em comparação com a pesquisa anterior, o militar oscilou positivamente um ponto. Já Elmano cresceu cinco pontos, indo de 23% para 28%. Até então encostado no petista, RC oscila negativamente três pontos, indo de 22% para 19%.
O novo levantamento, além de explicar recente escalada de ataques contra o deputado no Horário Eleitoral, mostra ainda que o “teto” da campanha de Elmano – tão desejado por seus adversários – ainda não tem data para aparecer. Quem também festeja os números são Camilo Santana (PT) e Lula (PT), “padrinhos” e principais trunfos da campanha petista.
Na última pesquisa, escrevi que, com base nas lideranças isoladas de Camilo e Lula no Estado, existia ainda potencial a ser explorado de transferência de votos dos dois para Elmano. A dez dias da eleição, a impressão é de que a tendência se mantém e ainda há espaço para a conquista de votos pelo petista nos últimos dias de campanha.
Desde o início da campanha, RC vinha polarizando a disputa do 1º turno com o petista, veiculando inserções diárias com ataques e denúncias contra o deputado e seus aliados. Na última semana, no entanto, a campanha de Wagner se somou ao coro, também virando artilharia contra Elmano. E é aí que mora hoje o principal desafio de Elmano e Camilo, na resposta – deles e do eleitorado – aos holofotes cada vez mais em cima de ambos.
Marcada por maior interesse do eleitorado, debates decisivos e pela tendência das campanhas de partirem para o “tudo ou nada”, a reta final da disputa sempre pode guardar surpresas, principalmente quando existem três candidatos fortes em disputa. Pesquisas, no entanto, são, como diz o clichê, “retratos do momento”. E o retrato, a preço de hoje, é claro: Ceará deve ter segundo turno entre Capitão Wagner e Elmano.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.