Logo O POVO+
Cid pediu voto para 9 candidatos; só Camilo, irmã e mais um foram eleitos
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Cid pediu voto para 9 candidatos; só Camilo, irmã e mais um foram eleitos

Com o racha entre entre PT e PDT, o senador deu "passo atrás" na campanha e apenas três dos nove nomes defendidos por ele conseguiram ser eleitos
Cid em adesivaço da campanha de Ciro a presidente e Camilo ao Senado (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Cid em adesivaço da campanha de Ciro a presidente e Camilo ao Senado

Antes um dos mais ativos cabos eleitorais da política do Ceará, o senador Cid Gomes (PDT) acabou tendo participação menos ativa na eleição deste ano. Com o duro racha protagonizado entre PT e PDT no Estado, o líder acabou dando um “passo atrás” na campanha e apenas três dos nove nomes defendidos por ele conseguiram ser eleitos.

No campo da família, Cid apoiou três “Ferreira Gomes” na eleição deste ano. Entre eles, apenas a irmã Lia Gomes (PDT) acabou eleita, na disputa para a Assembleia. Já o irmão Ciro Gomes (PDT) acabou tendo o pior desempenho da carreira de disputas presidenciais no Ceará, com só 6,8% dos votos. O primo Tin Gomes (PDT) também não foi reeleito.

Cid apoiou também diversas “dobradinhas” em municípios do Ceará, a maioria sem muito sucesso. Em Sobral, além da irmã Lia, o senador também pediu votos para o deputado federal Leônidas Cristino (PDT). Apesar de ter sido o candidato a deputado federal mais votado no município, berço político da família Ferreira Gomes, Cristino não foi reeleito.

No Cariri, Cid apoiou dobradinha da candidatura do sogro, Dr. Leitão (Cidadania), com a do ex-prefeito Arnon Bezerra, com nenhum dos dois sendo eleito. Em Aracati, o senador participou de ato dos irmãos Eduardo Bismarck (PDT) e Guilherme Bismarck (PDT), com só o primeiro se elegendo deputado federal.

A maior “vitória” de Cid Gomes na disputa foi justamente na eleição do ex-governador Camilo Santana (PT), que hoje vive racha com seu irmão Ciro, para o Senado Federal. O senador não se manifestou sobre a disputa para o Governo do Ceará.

Veja desempenho de aliados de Cid Gomes (PDT) na eleição deste ano:
1 Camilo Santana (PT) - eleito senador
2 Lia Gomes (PDT) - eleita deputada estadual
3 Eduardo Bismarck (PDT) - eleito deputado federal
4 Ciro Gomes (PDT) - não eleito
5 Tin Gomes (PDT) - não eleito
6 Leônidas Cristino (PDT) - não eleito
7 Dr. Leitão (Cidadania) - não eleito
8 Arnon Bezerra (PDT) - não eleito
9 Guilherme Bismarck (PDT) - não eleito

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?