O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Antes restrito a reuniões fechadas do PDT, o racha entre integrantes da sigla no Ceará fica cada dia mais público e acirrado. Na manhã desta quinta-feira, 20, a divisão interna iniciada na eleição deste ano provocou embates duros entre aliados de Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa.
Pela manhã, diversos vereadores ocuparam a tribuna da Câmara para rebater discurso recente do deputado estadual Osmar Baquit (PDT) sobre o racha local pedetista. Na fala, o deputado havia ironizado críticas feitas contra Elmano pelo vereador Adail Júnior (PDT), um dos mais ativos defensores da candidatura de Roberto Cláudio no PDT.
“Cadê aquele vereador que gravava vídeo todo dia dizendo que ‘o melhor prefeito do Brasil’ ia virar governador?”, questionou Baquit, em referência indireta a Adail. A fala foi vista como deboche direto ao vereador e a Roberto Cláudio e provocou uma série de respostas dos parlamentares, começando por longo pronunciamento do próprio Adail.
“Dizem na Assembleia que o senhor é um pitbull. Pois para mim é um pitbull desdentado, que não tem dente para morder, só rabo para bater. Puxe a minha história e vai ver que é só lealdade”, diz o vereador, que acusa Baquit de não ter apoiado candidatos do PDT na eleição deste ano e de tentar atingir líderes do partido no Estado.
“Eu não vou me acostumar a ser usado e debochado, minha história não permite”, diz o vereador. A fala foi defendida por diversos vereadores da Câmara Municipal, com Carlos Mesquita (PDT) chegando a sugerir uma nota de repúdio contra o deputado. “Alguém se lembra de alguma coisa feita pelo Baquit pelos cearenses, por Fortaleza?”, diz Mesquita.
“Me diga alguma coisa que ele fez, um grande projeto. Um grande projeto, como o senhor tem vários. O que é Baquit? São pessoas que a gente não vê nada, diferente de Vossa Excelência, que tem uma série de benefícios construídos para essa cidade”, continua.
Lúcio Bruno (PDT) também fez críticas ao deputado, acusando ele de tentar usar Adail e Roberto Cláudio para “aparecer” e de não cumprir promessa feita por ele mesmo de apoiar candidaturas do PDT na eleição estadual. “Quem ele apoiou para senador, para governador? E para o governador eleito, eu faço um aviso: Cuidado, governador, com esses apoiadores que apoiam a caneta. Esses não são fieis não. Não são confiáveis não”.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.