Logo O POVO+
Pós-eleição: Ceará já tem "dois PDT"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Pós-eleição: Ceará já tem "dois PDT"

O racha foi consolidado nesta semana com ato isolado da ala ligada a Ciro Gomes, em favor de Lula
Tipo Análise
Ala pedetista ligada a Ciro Gomes atua isolada ao pedir votos para Lula  (Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP)
Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP Ala pedetista ligada a Ciro Gomes atua isolada ao pedir votos para Lula

.

Se existia alguma dúvida sobre a atual divisão existente dentro do PDT no Ceará, elas foram reduzidas a zero na última terça-feira, 25. Na ocasião, grupo mais próximo de Ciro Gomes (PDT) no partido realizou ato em Fortaleza destacando posição nacional da sigla em defesa da vitória de Lula (PT) no 2º turno da eleição presidencial. Apesar da ausência do próprio Ciro, o evento deixou clara a existência de duas campanhas "paralelas" para o petista no Estado, uma delas defendendo que o partido faça oposição ao futuro governo de Elmano de Freitas (PT) no Estado.

Enquanto Cid Gomes (PDT) e uma parte dos deputados eleitos pelo partido fazem campanha ao lado de Elmano, Camilo Santana (PT) e lideranças petistas locais, a outra, mais próxima de Ciro, prefere conduzir campanha "autônoma" por Lula, sem qualquer participação do PT.

Neste último grupo estão, além do próprio presidenciável pedetista, outras lideranças de peso para o PDT cearense, como o presidente estadual da sigla, deputado André Figueiredo, e o ex-prefeito e candidato derrotado da legenda para o Governo do Ceará, Roberto Cláudio (PDT).

"Cada um por si"

Segundo deputados do PDT ouvidos pela coluna, clima no partido para o segundo turno tem sido de "cada um por si", com cada grupo político tocando campanha "individualizada" de olho em buscar votos para Lula. Ainda de acordo com eles, o partido só deve "discutir a relação" de forma definitiva após o resultado da eleição presidencial.

A confusão fica maior principalmente em Fortaleza, onde o ex-prefeito Roberto Cláudio exerce grande influência sobre a base de José Sarto (PDT) na Câmara Municipal. Atualmente, alguns pedetistas estariam fazendo "corpo mole" para a campanha de Lula após os acirramentos vividos entre PT e PDT durante a disputa estadual.

Alguns aliados de RC e integrantes da base de Sarto de outros partidos, como o vereador PPCell (PSD), teriam inclusive declarado apoio a Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno da disputa. Na noite de ontem, o parlamentar comandou, ao lado de deputados bolsonaristas cearenses, uma carreata em defesa da reeleição do presidente em Fortaleza.

Apelo a Ciro

Ao lado do senador eleito Camilo Santana (PT), o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), fez, durante transmissão ao vivo, um apelo a eleitores de Ciro Gomes (PDT) por voto em Lula (PT) neste domingo, 30, no 2º turno da eleição. Na mensagem, Elmano destaca entrada do irmão de Ciro, Cid Gomes (PDT), na campanha pró-Lula do Ceará. "Você que votou no Ciro, já viu que o Cid tá pedindo voto para o Lula", destacou o governador eleito, durante transmissão de reta final da campanha.

Apesar de o PDT ter decidido formalmente declarar apoio a Lula no 2º turno, Ciro Gomes tem permanecido ausente da disputa, tendo gravado apenas um vídeo declarando voto contra Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno. Irmãos de Ciro, Cid e Ivo Gomes (PDT), no entanto, têm atuado ativamente na campanha, inclusive com atividade marcada para hoje em Sobral.

"Quinta-feira Sobral vai parar pelo Lula", destaca Elmano. Na mensagem, o petista também destaca adesão ampla do PDT à candidatura do ex-presidente no 2º turno. "Os deputados do PDT estão pedindo voto para o Lula, as lideranças, os prefeitos do PDT, estão pedindo voto para o Lula", afirma. "Porque é isso, a união dos progressistas, daqueles que querem o bem do Ceará, é Lula", continua. Na transmissão, Elmano e Camilo também destacaram mensagem de Izolda Cela (sem partido) que garantirá passe-livre para transportes intermunicipais para o 2º turno.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?