O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O presidente do PDT do Ceará, deputado André Figueiredo, disse nesta sexta-feira, 18, que a comissão interna criada para definir a postura do partido com o futuro governo Elmano de Freitas (PT) ainda “aguarda uma sinalização” do governador eleito para iniciar o debate.
O grupo, que foi criado na semana passada após viagem do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao Ceará, reúne quatro das principais lideranças da sigla no Estado – o senador Cid Gomes, o prefeito José Sarto, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o próprio André Figueiredo – e realizou apenas um encontro até agora, no sábado da semana passada, 12.
“A comissão se reuniu até agora só no último sábado, Não fechamos nenhum posicionamento, até porque era a primeira reunião, apenas para fazer uma breve avaliação do quadro. Estamos, evidentemente, aguardando uma sinalização do governador eleito para que nós possamos inclusive discutir”, afirma o parlamentar.
Neste sentido, ele destaca que não existe, até agora, qualquer aceno oficial do governador eleito ao partido, com a participação do PDT no Governo sendo hoje “mera suposição”. “Quaisquer expectativas de algum membro (do partido) participar do governo é mera suposição, porque sequer o governador eleito convidou institucionalmente o PDT para qualquer tipo de diálogo. Então, estamos aguardando”, continua.
“Evidentemente que, se formos chamados, iremos escutá-lo, e quaisquer discussões serão feitas depois desse diálogo que eventualmente viermos a ter com o governador eleito”, complementa ainda André Figueiredo.
Atualmente, o partido está dividido entre um grupo que defende a adesão a Elmano e outro, mais próximo de Ciro Gomes (PDT) e de Roberto Cláudio (PDT), que tende à oposição. Depois da eleição de Elmano Freitas ainda no 1º turno, Figueiredo chegou a afirmar que a população “quis”, com o resultados das urnas, o PDT em uma “posição de oposição”.
Maior parte dos deputados estaduais pedetistas, no entanto, tem sinalizado interesse de composição com o governo. Entre o grupo "elmanista", se destaca hoje o atual presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual reeleito Evandro Leitão.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.