Logo O POVO+
Comissão do PDT "aguarda sinalização" de Elmano para diálogo, diz André
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Comissão do PDT "aguarda sinalização" de Elmano para diálogo, diz André

Presidente do PDT Ceará diz que não existe, até agora, qualquer aceno oficial do governador eleito, com a participação da sigla no governo sendo hoje "mera suposição"
André Figueiredo faz parte da comissão do PDT que deve decidir se o PDT fará parte do governo  (Foto: Carlos Holanda / O POVO)
Foto: Carlos Holanda / O POVO André Figueiredo faz parte da comissão do PDT que deve decidir se o PDT fará parte do governo

O presidente do PDT do Ceará, deputado André Figueiredo, disse nesta sexta-feira, 18, que a comissão interna criada para definir a postura do partido com o futuro governo Elmano de Freitas (PT) ainda “aguarda uma sinalização” do governador eleito para iniciar o debate.

O grupo, que foi criado na semana passada após viagem do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao Ceará, reúne quatro das principais lideranças da sigla no Estado – o senador Cid Gomes, o prefeito José Sarto, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o próprio André Figueiredo – e realizou apenas um encontro até agora, no sábado da semana passada, 12.

“A comissão se reuniu até agora só no último sábado, Não fechamos nenhum posicionamento, até porque era a primeira reunião, apenas para fazer uma breve avaliação do quadro. Estamos, evidentemente, aguardando uma sinalização do governador eleito para que nós possamos inclusive discutir”, afirma o parlamentar.

Neste sentido, ele destaca que não existe, até agora, qualquer aceno oficial do governador eleito ao partido, com a participação do PDT no Governo sendo hoje “mera suposição”. “Quaisquer expectativas de algum membro (do partido) participar do governo é mera suposição, porque sequer o governador eleito convidou institucionalmente o PDT para qualquer tipo de diálogo. Então, estamos aguardando”, continua.

“Evidentemente que, se formos chamados, iremos escutá-lo, e quaisquer discussões serão feitas depois desse diálogo que eventualmente viermos a ter com o governador eleito”, complementa ainda André Figueiredo.

Atualmente, o partido está dividido entre um grupo que defende a adesão a Elmano e outro, mais próximo de Ciro Gomes (PDT) e de Roberto Cláudio (PDT), que tende à oposição. Depois da eleição de Elmano Freitas ainda no 1º turno, Figueiredo chegou a afirmar que a população “quis”, com o resultados das urnas, o PDT em uma “posição de oposição”.

Maior parte dos deputados estaduais pedetistas, no entanto, tem sinalizado interesse de composição com o governo. Entre o grupo "elmanista", se destaca hoje o atual presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual reeleito Evandro Leitão.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?