O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O empresário Yury do Paredão (PL), eleito deputado federal pelo Ceará, é um dos alvos de operações da Polícia Federal deflagradas na manhã desta sexta-feira, 2, para investigar possíveis irregularidades em contratos da Prefeitura de Ouricuri (PE). Foram cumpridos mandados em Pernambuco e no Ceará, tanto em Juazeiro do Norte quanto em Fortaleza.
A informação foi confirmada por fontes da coluna junto ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal. Nesta sexta-feira, foram deflagradas três operações de olho em contratos de prestação de serviços firmados pela gestão de Ouricuri, que investigam possíveis crimes de peculato, fraude em licitações, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão e três prisões preventivas contra empresários, servidores da prefeitura e ex-servidores públicos. Ao todo, foram 25 buscas e uma prisão preventiva em Ouricuri, nove buscas e duas prisões preventivas em Juazeiro do Norte e um mandado de busca e apreensão em Fortaleza.
Como o caso corre em segredo de Justiça, a Polícia Federal ainda não divulgou mais detalhes sobre o possível envolvimento de Paredão no caso, nem endereços das batidas policiais ou pessoas presas. As ações foram coordenadas pelo MPF em Pernambuco, em parceria com a Polícia Federal e com a Controladoria-Geral da União em Pernambuco.
Uma das operações, batizada de Ipuçaba, investiga indícios de uma organização criminosa que estaria fraudando licitações e superfaturando contratos ligados ao transporte de alunos da rede pública de ensino e locação de veículos para a Secretaria de Saúde.
Já uma outra, Circus, investiga possível sobrepreço de até 500% no aluguel de tendas e banheiros químicos contratado pela gestão para o atendimento de beneficiários do Auxílio Emergencial. Já a última, batizada de Pergaminho, apura possível uso de laranjas na contratação de serviços gráficos e reprográficos de Secretarias do Município.
Yury do Paredão foi eleito para o primeiro mandato de deputado federal em outubro deste ano, com 90,4 mil votos. O empresário tem atuação principalmente na região do Cariri, e é irmão da recém-eleita presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereadora Yanny Brena (PL). Ele é o segundo deputado eleito pelo Ceará alvo de investigações nesta semana, após o deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante) ser preso durante operação do Ministério Público do Estado (MPCE) da última quarta-feira, 30.
A coluna tentou entrar em contato com diversas pessoas ligadas a Yury do Paredão na manhã desta sexta-feira, mas não obteve resposta até o presente momento. A secretária do deputado federal eleito chegou a atender a reportagem, mas ainda não sabia qual será o posicionamento do empresário no caso.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.