O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Foi definida nesta terça-feira, 31, a composição da Mesa Diretora que comandará a Assembleia Legislativa do Ceará pelo próximo biênio. A chapa, encabeçada pelo atual presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), deverá ser a única inscrita para eleição do Legislativo, que ocorre nesta quarta-feira, 1º.
Além de Evandro, a chapa também repetirá o atual 1º vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana (PT), na mesma posição. Assumirá a 2ª vice-presidência o deputado Osmar Baquit (PDT). A composição foi confirmada pelo próprio Baquit à coluna.
Para a 1ª secretaria, será indicado Danniel Oliveira (MDB), seguido na 2ª secretaria por Juliana Lucena (PT), na 3ª secretaria por Firmo Camurça (UB) e, por fim, João Jaime (PP) na 4ª secretaria. Os nomes serão confirmados em votação na manhã desta quarta-feira.
Com a nova composição, Elmano de Freitas (PT) garante amplo controle do comando do Legislativo para o próximo biênio. O único grupo da oposição contemplado foi o do atual prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (UB), com Firmo Camurça (UB) na 3ª secretaria. Bolsonaristas e deputados ligados a Capitão Wagner (UB) não terão espaço na chapa.
A nova composição também reflete papel de destaque de Evandro Leitão na eleição deste ano. Apesar de o PDT ter lançado oficialmente Roberto Cláudio (PDT) para o Governo do Ceará, Evandro acabou dando apoio "extraoficial" à candidatura de Elmano, comparecendo inclusive ao comício de vitória do petista. O outro indicado do PDT para a chapa, Osmar Baquit, também tem relação próxima com Leitão.
Nome próximo do ministro Camilo Santana (Educação) no parlamento estadual, Fernando Santana (PT) continua na 1ª vice-presidência, se tornando um dos favoritos para suceder Evandro.
Outro grupo beneficiado no novo ajuste do Legislativo é o do deputado eleito Eunício Oliveira (MDB). Antes na 2ª vice-presidência da Casa, o sobrinho do emedebista, Danniel Oliveira, assumirá agora a 1ª secretaria. Detentora da "chave do cofre" da Assembleia, a vaga é uma das mais disputadas entre os deputados e também costuma projetar candidatos ao comando do Legislativo.
Presidente: Evandro Leitão (PDT)
1º vice: Fernando Santana (PT)
2° vice: Osmar Baquit (PDT)
1° sec: Danniel Oliveira (MDB)
2° sec: Juliana Lucena (PT)
3° sec: João Jaime (Progressistas)
4° sec: Firmo Camurça (União Brasil)
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.