Logo O POVO+
Deputado quer isentar igrejas até de imposto sobre contas de luz, internet e telefone
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Deputado quer isentar igrejas até de imposto sobre contas de luz, internet e telefone

Proposta do pastor David Durand (Republicanos) prevê isenção do ICMS estadual sobre contas de energia e comunicações de estabelecimentos religiosos.
David Durand foi eleito pela oposição, mas Republicanos vem se aproximando do governo Elmano (Foto: Divulgação/Assembleia)
Foto: Divulgação/Assembleia David Durand foi eleito pela oposição, mas Republicanos vem se aproximando do governo Elmano

Começou a tramitar nesta quinta-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Ceará projeto que prevê uma isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as contas de energia e comunicações de igrejas e templos religiosos.

Pela legislação brasileira, estabelecimentos religiosos já são isentos da cobrança de impostos. A proposta, no entanto, quer ampliar o benefício até para o ICMS que incide sobre as contas de energia e comunicações – conceito que  abrange contas de telefonia e até internet – desses templos.

O projeto foi apresentado pelo deputado David Durand (Republicanos), que é pastor evangélico. Eleito no ano passado pela oposição, o parlamentar hoje integra bloco que vem negociando uma possível aproximação com o governo Elmano de Freitas (PT).

Na justificativa da proposta, o deputado destaca que o Estado “tem o dever de proteger o pluralismo religioso dentro de seu território” e criar as condições materiais para um bom exercício sem problemas dos atos religiosos das distintas religiões”.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?