O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Enquanto deputados estaduais do Ceará votavam nesta quarta-feira, 15, projetos do governador Elmano de Freitas (PT) promovendo uma série de mudanças fiscais e administrativas do Estado, vereadores de Fortaleza passaram a maior parte da manhã se revezando em críticas às propostas na tribuna da Câmara Municipal.
Em falas conduzidas sobretudo pela base do prefeito José Sarto (PDT), a maioria dos pronunciamentos questionou a criação de novas secretarias pela gestão estadual, assim como o reajuste proposto na alíquota geral para a cobrança do ICMS no Estado. Alguns vereadores afirmaram que a votação rápida da medida envolveria até planos do governador para lançar candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2024.
“(Elmano) já pega esse 1º mês de mandato para fazer aquilo que é antipático para a sociedade, já avisando talvez no próximo ano um candidato para prefeito da cidade de Fortaleza, já visando chegar no seu 4º ano de mandato em uma situação mais tranquila. E isso tudo penalizando, mais uma vez, o povo fortalezense”, diz Paulo Martins (PDT).
“O governador já demonstra aí para que veio. Vai voltar com aquela mesma forma de fazer política do PT, que é o aparelhamento da máquina pública, criando cargos, várias secretarias, tudo para acomodar aqueles que o ajudaram na campanha política”, continua.
Os pronunciamentos foram rebatidos por parlamentares mais próximos de Elmano na Casa, como Guilherme Sampaio (PT). Neste sentido, o petista destacou que, junto com a questão do ICMS, o governo enviou à Assembleia projeto que cria um programa estadual de combate à fome no Estado. “É isso que é a prioridade”, afirma. Sampaio também reforça que o reajuste na alíquota do ICMS não afetará produtos da cesta básica.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.