O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Marcada para este sábado, 15, convenção municipal do PDT em Fortaleza poderá consolidar a posição de liderança do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) sob o partido na Capital. Na ocasião, deverá ser iniciado processo de recriação do Diretório Municipal pedetista, que deve manter o ex-prefeito no comando da sigla.
A tendência é indicada pelo deputado Antônio Henrique (PDT), ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e um dos principais nomes do partido na Capital. “Não sentei com nenhum grupo menor para falar sobre essa questão, mas, na minha avaliação, ele (Roberto Cláudio) continua no comando do partido, até porque tem feito um bom trabalho”, destaca.
“É um grupo grande”, diz ainda, ao ser questionado sobre o tamanho da hegemonia de RC no comando local do PDT.
Antes uma das forças mais coesas do Estado, o PDT Ceará vive hoje momento de intenso racha local. Com mais de três meses de governo, o partido ainda não decidiu oficialmente se irá se aliar a Elmano de Freitas (PT) ou fazer oposição ao petista. A sigla chegou a realizar reuniões para discutir o tema, que acabaram só em impasse.
No centro da discussão estão duas correntes divergentes, cada uma defendendo posturas diferentes para o partido com relação a Elmano. Estrategista maior do PDT em eleições passadas, o senador Cid Gomes (PDT) lidera hoje grupo que defende que o partido "vire a página" da disputa eleitoral e busque a reaproximação com Elmano.
Esse grupo, no entanto, enfrenta resistência forte de pedetistas mais próximos de Ciro Gomes (PDT) e do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), que encampou candidatura ao Governo do Ceará em 2022 e acabou na 3ª posição. Na análise destes líderes, especialmente RC, o partido recebeu "voto de oposição" na eleição do ano passado.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.