O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Após semanas de pressões nos bastidores, a Câmara Municipal de Fortaleza oficializou nesta quarta-feira, 31, a substituição de Márcio Martins (SD) na liderança da oposição a José Sarto (PDT). Com isso, vereadores do bloco deverão fazer um “rodízio” a cada três meses na vaga, com Danilo Lopes (Avanto) assumindo o posto já a partir de junho.
Além disso, o bloco de opositores da gestão também passará a contar formalmente com dois vice-líderes, com Gabriel Aguiar (Psol) e Léo Couto (PSB) já apontados como os primeiros indicados. Outro fato curioso é que, até cerca de seis meses atrás, Couto figurava em posição bem oposta, figurando como vice-líder da base do governo na Câmara.
Aliado de Sarto durante a primeira metade do governo, o vereador do PSB se afastou do prefeito durante a disputa eleitoral do ano passado, quando apoiou indicação de Elmano de Freitas (PT) para o Governo do Ceará. Naquela época, Sarto apoiava a candidatura de seu antecessor no cargo, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
As rusgas entre Couto e a Prefeitura pioraram em dezembro, quando Sarto enviou ao Legislativo projeto criando a Taxa do Lixo de Fortaleza. Na ocasião, o vereador integrou grupo de parlamentares que fez oposição à medida, participando depois também do movimento que questiona a cobrança na Justiça.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.