O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Pai do ministro Camilo Santana (PT), o ex-deputado Eudoro Santana pode ser a “solução” para a base do governo Elmano de Freitas (PT) para atrair o Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Ceará para dentro do arco de alianças do petista.
No ano passado, o partido acabou rompendo localmente com o bloco do PT e apoiando Roberto Cláudio (PDT) na disputa pelo governo do Ceará. Apesar disso, políticos ouvidos pela coluna afirmam que o partido é hoje visto como “presença garantida” na base de Elmano para as chapas governistas na eleição de 2024 – inclusive em Fortaleza.
No centro da reviravolta, está o interesse do PSB Nacional em “alinhar” o partidos nos estados, priorizando aliança com o PT consumada pela chapa de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) na disputa presidencial. Neste sentido, crescem as articulações entre os dois partidos para que Eudoro Santana assuma o comando do partido no Ceará.
“O Eudoro era do PSB, é um dos quadros antigos, históricos. E muita gente não sabe, mas ele ainda é filiado ao PSB”, diz o vereador de Fortaleza Léo Couto (PSB), um dos principais aliados de Elmano hoje no partido. “E o partido vai passar, no Brasil inteiro, por algumas reestruturações e aqui no Ceará não será diferente”, destaca.
Presidente do PSB Fortaleza até agosto do ano passado, Couto foi destituído do comando local da sigla após não concordar com o apoio do partido a Roberto Cláudio. “Fui ‘sacado’ do partido sem nem aviso, soube pela imprensa. Mas estou à disposição em ajudar o partido no ano que vem, se o Eudoro vier a ser o presidente será uma aquisição fantástica”.
Nos bastidores da Câmara Municipal, a tese de um PSB governista em 2024 já é dada como certa por diversos vereadores ouvidos pela coluna. Caso confirmada a indicação de Eudoro, o partido poderia inclusive receber filiação de outros vereadores interessados em manter alinhamento com o PT, como Ronivaldo Maia (sem partido).
Líder maior do partido no Estado, o ex-deputado Denis Bezerra diz “não ter informações” sobre uma possível indicação de Eudoro para a liderança local do partido. Ele confirma, no entanto, o interesse do PSB em um alinhamento local entre PT e PSB.
“É claro que tudo é possível na política, então nós vamos aguardar aí os próximos dias e ver como vai ficar. Estamos dialogando com o governador Elmano e vamos ver como vai ficar. Há uma tendência de repetir a mesma conjuntura nacional, até por indicação da nacional do partido, mas as coisas estão avançando ainda muito lentamente”, destaca.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.