Logo O POVO+
Em meio a racha, Cid não irá a evento do PDT com Ciro e André em Fortaleza
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Em meio a racha, Cid não irá a evento do PDT com Ciro e André em Fortaleza

Segundo parlamentares próximos do senador, Cid teria comunicado que não irá ao evento e pediu que seus aliados também não compareçam
Senador é o 1° vice-presidente da Comissão, mas só esteve presente em apenas duas sessões (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Foto: Pedro França/Agência Senado Senador é o 1° vice-presidente da Comissão, mas só esteve presente em apenas duas sessões

O senador Cid Gomes (PDT) teria cancelado sua participação em evento do PDT Nacional marcado para esta quinta-feira, 22, em Fortaleza. A informação foi confirmada por parlamentares pedetistas próximos do senador, que teria pedido inclusive que seus aliados não participem do encontro do partido.

A mudança de agenda pegou de surpresa pedetistas ouvidos pela coluna, que disseram não saber das razões para a “saída” de Cid do ato – que tem participação confirmada de seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). A decisão ocorreu poucas horas após o senador se reunir com o atual presidente dos diretórios nacional e cearense do PDT, deputado André Figueiredo.

Atualmente, Cid trava uma disputa interna com Figueiredo pela presidência do PDT Ceará. A queda de braço ocorre no contexto de racha interno do pedetismo cearense, onde ala mais próxima do senador – amplamente majoritária na sigla – defende que o partido apoie o governo Elmano de Freitas (PT) no Estado.

Grupo mais próximo do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e de Figueiredo, no entanto, segue tese de oposição ao petista. Até conversas mais recentes, não existiria hoje qualquer perspectiva de resolução do impasse, com parte do grupo cidista inclusive ameaçando deixar o PDT.

O encontro desta quinta-feira, 22, será o primeiro de cinco encontros regionais do PDT e contará com participação de diversas lideranças nacionais da sigla, incluindo Ciro Gomes e o ministro Carlos Lupi (Previdência). Na programação oficial, estava previsto inclusive um painel com participação de Cid e Ciro.

mais informações em instantes

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?