Logo O POVO+
Governo mudou de versão sobre obra da Ponte dos Ingleses, diz secretário
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Governo mudou de versão sobre obra da Ponte dos Ingleses, diz secretário

Secretário de Infraestrutura diz que SOP alegou falta de "disponibilidade orçamentária" para obra em reunião do início de junho
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 26.07.2023: José Sarto, prefeito,  fiscaliza as obras de urbanização e requalificação da Praia de Iracema. (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 26.07.2023: José Sarto, prefeito, fiscaliza as obras de urbanização e requalificação da Praia de Iracema.

O secretário da Infraestrutura (Seinf) de Fortaleza, Samuel Dias, rebateu nesta quarta-feira, 26, nota do Governo do Ceará que acusa a Prefeitura da Capital de "não cumprir acordo" entre Estado e Município para a recuperação da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema.

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito José Sarto (PDT) anunciou que a gestão municipal irá assumir a obra, que seria responsabilidade do Estado e está hoje abandonada. Em resposta, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Estado emitiu nota destacando que a Prefeitura não teria realizado uma série de intervenções previstas no acordo inicial.

Samuel Dias, no entanto, destaca que em audiência recente, convocada em 14 de junho deste ano pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), a própria SOP apresentou versão diferente, alegando falta de "disponibilidade orçamentária para realizar" a obra. “Como não tem orçamento, se já tinha licitado em dezembro e assinado contrato em janeiro, o que exige disposição orçamentária? Se não tinha dinheiro, talvez foi falta de interesse”, diz.

"Não há problema técnico nem estrutural na obra"

O secretário municipal também questiona nota da SOP que aponta "riscos para o equipamento", caso a obra tivesse sido tocada pelo Estado. “Nós iremos responder tecnicamente todos os itens, mas em uma análise rápida já percebemos inconsistências técnicas básicas. O que posso já dizer agora, até para não deixar dúvida na população, é que não existe problema técnico nem estrutural na obra feita pela Prefeitura”, diz.

"No mais, só posso perguntar: se tinha risco e problemas, por que comunicar só agora, quando a Prefeitura resolveu dar solução ao problema? Nós já tínhamos oficiado a SOP não uma, não duas vezes, mas cinco vezes desde esse período, e nenhum sequer foi respondido", continua Samuel. "No final das contas, nós não estamos querendo bater boca, o prefeito quer é resolver o problema", conclui.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?