O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
.
Presidente em exercício do PDT do Ceará desde o início de julho, o senador Cid Gomes convocou para 25 de agosto, uma sexta-feira, a primeira reunião do diretório estadual do partido a ser realizada em sua "gestão" na sigla. Entre os integrantes do órgão, estão inclusive o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o atual prefeito José Sarto (PDT), que hoje divergem internamente de Cid e atuam na oposição ao governo Elmano de Freitas (PT).
A data da reunião foi confirmada pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), que integra o diretório estadual do PDT. Segundo o parlamentar, a convocação segue intenção de Cid de ampliar o nível de diálogo interno do partido de olho nas eleições do próximo ano. "A intenção dele é fazer reuniões constantes, mensais ou mais se forem necessárias. Deixar o debate mais plural, trazer os membros para o centro do debate", afirma, destacando que o encontro não possui uma pauta específica.
"É mesmo para movimentar, unir e tomar decisões em maioria dos assuntos do cotidiano (...) Executiva vai se reunir mais constante, o diretório pelo menos uma vez por mês", resume ainda Bismarck.
De fato, a realização de reuniões mais frequentes pelas instâncias internas do PDT foi uma das bandeiras de Cid Gomes na busca pela presidência da sigla, com o partido adotando uma linha de reuniões internas quinzenais para discutir o planejamento de chapas pedetistas para as eleições municipais do próximo ano.
Na prática, o evento será uma nova oportunidade de reunir para debate interno das duas tendências que hoje dividem o partido no Ceará. De um lado, Cid e a maior parte da bancada do partido na Assembleia, além do próprio presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), defendem que o partido "supere" o racha eleitoral com o PT da eleição do ano passado e integre a base de Elmano no Legislativo.
Do outro lado, grupo liderado por Roberto Cláudio e Sarto e que hoje controla o PDT de Fortaleza defende que a sigla siga caminho de oposição no Estado. Além do ex-prefeito e do prefeito, outros integrantes do pedetismo oposicionista também participam do diretório estadual, como os deputados estaduais Antônio Henrique (PDT), Cláudio Pinho (PDT) e Queiroz Filho (PDT). O grupo, aliás, tem se queixado de que não vem sendo convidado para reuniões de Cid no comando do partido.
Defensores da tese de adesão, no entanto, são franca maioria no partido, e acabam sendo também o grupo mais "empoderado" com a recente ascensão de Cid ao comando local da sigla. O que não vai faltar é roupa suja para lavar.
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira, 3, projeto de lei que institui a cachaça de alambique como "patrimônio cultural imaterial" do Estado. Além disso, a matéria também fixa o dia 13 de setembro como o "Dia Estadual da Cachaça".
"O Estado do Ceará tem tradição na produção de cachaça, contando com rótulos reconhecidos internacionalmente. É importante conhecer e valorizar o destilado de maior consumo no país e terceiro mais consumido do mundo, além de estar profundamente identificado com a cultura do nosso Estado", destaca Marta Gonçalves (PL), autora da lei.
Na justificativa da lei, a deputada destaca datas semelhantes já aprovadas há vários anos em outros estados, como no Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais. "Com essa iniciativa temos a possibilidade de dar maior destaque a cachaça cearense, com ações de divulgação que permitam a maior valorização do nosso produto", diz.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.