
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Assim como ocorre entre deputados da Assembleia Legislativa do Ceará, recente fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre o Nordeste vem recebendo forte repercussão negativa entre vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza.
Na manhã desta terça-feira, 8, parlamentares apresentaram tanto uma moção de repúdio quanto uma proposta de título de “persona non grata” por conta das declarações. Em recente entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Zema defendeu a criação de um bloco de estados do Sul e do Sudeste para defender interesses da região no Legislativo.
A fala, no entanto, foi vista por políticos nordestinos como discriminatória contra o Norte e o Nordeste. Em um dos trechos da entrevista, o governador mineiro chega inclusive a comparar estados nordestinos como “vaquinhas que produzem pouco”, o que despertou uma série de críticas tanto da esquerda quanto da direita.
“Eu não entendo como um governador de um estado como Minas Gerais, que tem uma parte que é praticamente o Nordeste do país, parecidíssima com o Nordeste, com seca, com pobreza, e o governador chega querendo discriminar a nossa região Nordeste, a região Norte e o Centro-Oeste, que são regiões ricas, importantes”, disse Dr. Vicente (PT), que propôs a concessão de título de “persona non grata” para o governador.
“E ainda assim o Zema quer ser candidato a presidente da República. Ele morreu pela boca, porque nordestino, centro-oeste e norte jamais votará em um homem desse, continua. Além desta iniciativa, o vereador Júlio Brizzi (PDT) também protocolou requerimento pedindo o envio de uma moção de repúdio contra o mineiro.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.