Logo O POVO+
Guilherme: "Quem se filia ao PT sabe que é menor que o PT"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Guilherme: "Quem se filia ao PT sabe que é menor que o PT"

Presidente do PT em Fortaleza elogia possível migração de Evandro Leitão para a sigla, mas destaca que candidatura será definida "dentro dos marcos do PT"
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 31-08-2023: Deputado estadual Guilherme Sampaio, do PT em entrevista para o Jornal O Povo. (Foto: Samuel Setubal) (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 31-08-2023: Deputado estadual Guilherme Sampaio, do PT em entrevista para o Jornal O Povo. (Foto: Samuel Setubal)

Um dos nomes colocados pelo PT para a disputa de 2024 pela Prefeitura de Fortaleza, o deputado Guilherme Sampaio (PT) reafirmou a pré-candidatura nesta quarta-feira, 6, em discurso na Assembleia Legislativa do Ceará. Na fala, ele destacou que seu nome já vem sendo colocado pelo partido como possível candidato desde a disputa de 2012.

“Isso reflete de uma trajetória longa, pensando no povo, conhecendo essa metrópole que é Fortaleza. Fui vereador por cinco mandatos consecutivos, recordista no Partido dos Trabalhadores. Isso me dá o privilégio de conhecer muito bem a minha cidade e os desafios que envolvem gerir uma metrópole como Fortaleza”, disse.

A pré-candidatura de Guilherme já havia sido antecipada pelo O POVO na edição da última sexta-feira, 1º. Na ocasião, o petista também comentou recentes negociações que podem levar o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), a se desfiliar do PDT e migrar ao PT de olho na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

“Acho que o Evandro é bem vindo em qualquer partido, especialmente em um dos partidos do campo progressista, especialmente um que integre esse projeto político do Estado do Ceará. E no PT, quem entra no PT no dia seguinte tem direito a votar e a ser votado”, diz. Guilherme destaca, no entanto, que toda e qualquer candidatura do partido deverá ser discutida internamente pelo partido, “dentro dos marcos do PT”.

“Essa é outra característica do PT: quem entra no PT está entrando em um partido entendendo que é menor que o partido. O PT é um partido com personalidades, claro que o Lula é uma representação inigualável, mas não se impõe acima da construção política de 44 anos de um partido de esquerda, de massas e democrático, o mais influente da América Latina. Então, quando você entra no PT, você já sabe que é menor do que o PT”.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?