![Foto de Carlos Mazza](https://mais.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/02/04/100x100/1_carlos_mazza-18029348.jpg)
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O PL de Fortaleza começará nos próximos dias a debater quem representará o partido na eleição de 2024 em Fortaleza. A preço de hoje, o deputado André Fernandes (PL) lidera com folga o debate, com apoio de seis dos oito integrantes do diretório municipal da sigla, instância que deverá definir o nome para a disputa.
“Bolsonaro jogou a responsabilidade para o diretório municipal”, explica Fernandes, que é também o presidente da executiva do PL na Capital. Ele diz que a conversa começa “nos próximos dias” e a ideia é iniciar 2024 já “com nome definido e toda a bancada apoiando”.
“Não vamos esperar as convenções, pois pode ficar muito em cima das eleições e a transferência de votos da direita e Jair Bolsonaro para esse nome pode ser mais dificultosa”, afirma, dizendo que está “à disposição” do partido para a disputa.
”Mesmo comandando o PL em Fortaleza, não vou tomar atitude sozinho. Vamos conversar com todos os membros e definir”, afirma. Atualmente, também estão no páreo o deputado estadual Carmelo Neto (PL) e a vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL).
Debate interno
No último fim de semana, viagem de Jair Bolsonaro (PL) e Michelle Bolsonaro (PL) ao Ceará expôs “disputa” entre Fernandes e Carmelo pela proximidade com o ex-presidente, com direito a marcação cerrada entre os dois e Bolsonaro nos bastidores .
O ex-presidente, no entanto, evitou se manifestar entre um dos dois. “Pergunte a eles”, disse, ao ser questionado sobre quem será o candidato do partido em Fortaleza. Durante evento do PL mulher no sábado, 30, a deputada Dra. Silvana (PL) chegou a mencionar a disputa indiretamente, reforçando necessidade de união no partido.
"A gente só faz partido com união, ninguém faz partido dividindo. Todo mundo entendeu o recado? Sim?", disse. No domingo, 1º, Carmelo lançou nota nas redes reforçando a própria pré-candidatura. "Nasci, cresci e moro em Fortaleza. Nessa cidade me tornei o vereador mais jovem de todas as capitais do Brasil", afirma.
A mensagem acabou sendo lida como recado cifrado ao próprio Fernandes, que é natural de Iguatu, no Centro-Sul cearense. Boa parte do diretório municipal do PL Fortaleza, no entanto, é fortemente identificada a Fernandes, como o vereador Inspetor Alberto (PL), ex-assessor do gabinete do deputado na Assembleia Legislativa.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.