Logo O POVO+
Estacionamento do Aeroporto de Fortaleza passa a colocar "trancas" em Hilux
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Estacionamento do Aeroporto de Fortaleza passa a colocar "trancas" em Hilux

Tranca é instalada sem aviso e tem revoltado clientes; empresa diz que ação é "medida de segurança adicional" diante de "crescentes furtos" do modelo
Motoristas têm sido surpreendidos com instalação de trancas
Foto: Enviado por aplicativo de mensagens Motoristas têm sido surpreendidos com instalação de trancas "trava-roda" no interior do estacionamento

Desde a semana passada, clientes do estacionamento do aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, têm se surpreendido com situação “inusitada” no local. Segundo relatos de várias pessoas, o estacionamento tem adotado a prática de instalar uma tranca física, no estilo “trava-roda”, no pneu dianteiro de carros de alto padrão, como Toyota Hilux e outras SUVs.

Feita sem qualquer aviso ou anuência do motorista, a tranca é acompanhada por um “bilhete”, com um telefone para contato (com DDD de São Paulo), colocado junto ao para-brisa do veículo. "Nos acione via Whatsapp ou ligue para o número e informe sua localização no estacionamento, e no menor tempo possível nosso operador virá destravar o equipamento", diz o aviso.

No bilhete, é informado apenas que a prática ocorre como "medida de segurança adicional", "devido ao alto volume de incidentes com o modelo de seu veículo". Para liberar a tranca do pneu, o motorista precisa apresentar o documento do automóvel.

Registrado desde o fim de semana, o expediente tem surpreendido e revoltado clientes do aeroporto, principalmente pelo “fator surpresa” da tranca. Outro ponto lembrado é o já salgado preço adotado pelo estacionamento, que cobra R$ 19 pela primeira hora de parada no local. "Furtos dentro do estacionamento mais caro da cidade?", questiona um leitor.

"Quadrilhas especializadas"

Procurada pela coluna, a Indigo Brasil, empresa que gerencia o estacionamento do Pinto Martins, confirma o expediente: "A Indigo informa que implementa uma medida de proteção adicional para os automóveis do modelo Toyota Hilux, utilizando uma trava emborrachada, especialmente projetada para ser instalada na roda dianteira do veículo", afirma.

“A motivação para essa ação preventiva é garantir maior segurança aos clientes proprietários desses automóveis, diante da crescente ocorrência de furtos desse modelo em específico por parte de quadrilhas especializadas. Para remover a trava, basta acionar nossa equipe local, por meio dos contatos oficiais”, justifica.

Apesar de informar que não possui dados sobre furtos ocorridos no interior do estacionamento, a empresa reforça que mantém “sistemas de monitoramento das operações, através de câmeras nas entradas, saídas e áreas gerais das unidades, combinadas com rondas feitas pelos funcionários das operações e controle de acesso com cancelas, colaborando com os sistemas de segurança”.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?