
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de janeiro aprovou nesta quarta-feira, 18, relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) que pede o indiciamento de mais de 60 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro (PL) e uma série de aliados e integrantes do governo do ex-presidente.
O relatório, que só atinge bolsonaristas, acabou sendo amplamente “festejado” por aliados do governo Lula (PT). Nas redes sociais, sobraram comentários e memes de políticos e influenciadores de esquerda com agradecimentos ao deputado bolsonarista André Fernandes (PL-CE), que apresentou o pedido de abertura da CPMI.
As publicações ironizam intenção inicial de bolsonaristas, que culpam o governo Lula pelos ataques de 8 de janeiro e tentaram alavancar a tese durante sessões da CPMI. Em vários posts, o deputado é até acusado de ser um “infiltrado” da esquerda entre bolsonaristas.
“André Fernandes (PL) pediu a CPI dos atos golpistas de 08/01 para tentar culpar o governo Lula. Resultado: Bolsonaro e ex-ministros indiciados pela prática de 4 crimes, com previsão de pena de até 29 anos. Grande dia né mesmo Deputado?! Vou comemorar comendo Bis!”, disse a deputada estadual cearense Larissa Gaspar (PT).
Um dos memes mais compartilhados foi do influencer Romulo Dias, que mostra o deputado ao lado do símbolo de "craque do jogo", em referência ao prêmio concedido pela Rede Globo a jogadores que se destacam em partidas do Campeonato Brasileiro de futebol. Outras imagens mostram o deputado “atirando” contra o próprio pé.
"Craque do jogo: Deputado Andre Fernandes. Graças a ele foi aberta a CPMI que pede o indiciamento de Bolsonaro e mais 60. Deixem suas mensagens de apoio ao nobre parlamentar, quem achava que ele seria um completo inútil na Câmara quebrou a cara", publicou o jornalista Guga Noblat, que soma mais de 445,7 mil seguidores no Twitter.
André Fernandes, por outro lado, foi às redes sociais criticar relatório final da CPMI, que atribui ao ministro Flávio Dino (Justiça) e classifica como “vergonhoso”. “O governo sempre soube que teria maioria na CPMI, porém mesmo assim lutou com todas as forças contra a sua instalação. Eles sabiam que mesmo dominando o relatório final, verdades apareceriam durante as investigações”, disse.
Sem apoio na CPMI, bloco de bolsonaristas do Congresso chegou a apresentar um relatório "paralelo" acusando uma série de integrantes do governo Lula pelos ataques em Brasília. No documento, é pedido o indiciamento não só de Lula, como de Flávio Dino e do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.